Com 224 metros de altura, Torre de TV inaugura a maior árvore natalina do Brasil

A música ditava o ritmo dos refletores, numa sincronia de cores que pareciam dançar sob o céu – ainda que chuvoso – de Brasília. Assim foi dada a largada para o Natal Sempre Monumental, espetáculo inédito na cidade que vai colocar a capital do país no calendário nacional das festas de final de ano com atrações para moradores e visitantes.

Foi só o botão ser acionado por volta das 21h para que uma explosão de luzes tomasse conta do Eixo Monumental. Um evento que começou neste domingo (8) e que transformou um dos símbolos postais de Brasília, do alto de seus 224 metros, na maior árvore de Natal do país. São 500 refletores entre moving lights e de LED coloridos.

Idealizado pela Fecomércio e realizado em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), o Natal Sempre Monumental conta com o apoio da Companhia Energética de Brasília (CEB) e patrocínios do BRB Card, da Financeira BRB, e da Terracap.

“Um presente para os brasilienses às vésperas do aniversário de 60 anos da nossa capital. A cidade merecia um evento dessa magnitude”, declarou o governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto.

Além do governador em exercício, estiveram na festa de inauguração os secretários de Governo, José Humberto; de Turismo, Vanessa Mendonça; de Projetos Especiais Everardo Gueiros; e os presidentes da CEB, Edison Farias, do BRB, Paulo Henrique Costa; e da Fecomércio, Francisco Maia.

Projeto

A ideia inicial era de que a estrutura de iluminação e montagem da árvore fosse na Esplanada dos Ministérios, até que Abel Gomes, cenógrafo e idealizador de eventos como a queima de fogos de Copacabana no Rio de Janeiro, teve a sacada.

“Nós já temos uma árvore de Natal em Brasília, um símbolo maravilhoso que lugar nenhum do país tem e que pouca gente aproveita. Vamos montar a árvore lá”, contou ele.

Música e fogos

E não deu outra. A chuva deu trégua no início do espetáculo que começou com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro junto às apresentações da primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Claudia Mota, e do primeiro bailarino do Teatro Colón (Buenos Aires/AR), Federico Fernandez. Em seguida, foi a vez da cantora sertaneja Naiara Azevedo.

“Brasília passou muito tempo sem montar um Natal legal em que pudéssemos ficar na cidade e curtir. É um acerto do governo do DF”, comemorou o comerciário Wanderley Almeida, de 39 anos. Junto com a mulher, o filho, a irmã e o cunhado, ele saiu de Planaltina só para ver a torre iluminada e os shows.

O mesmo fez o mestre de obras Gleison Farias, de 30 anos. Morador do Riacho Fundo, ele, a esposa Rafaely Carvalho, 27, e as filhas Vitória, 10, e Ana Clara, 9, se sentiam privilegiados por estarem ali. “Está sendo surpreendente e agradável tudo isso. Estamos bem animados.”

Um show pirotécnico de 4 minutos e o acendimento da fonte luminosa completaram a festa.

Programação

A partir desta segunda-feira (9) até 6 de janeiro de 2020, data em que se comemora o Dia de Reis, a iluminação da Torre de TV será acesa, sempre às 19h até 1h da manhã do dia seguinte. Uma trilha sonora foi preparada especialmente para a ocasião – quando também será ligada a fonte luminosa em frente à “árvore da torre.”

A festa está apenas começando, então é bom se programar porque as atividades serão muitas – e para todas as idades. A partir de 12 de dezembro, crianças e adultos terão acesso ao Pavilhão do Sesc.

Nele, atrações brincadeiras lúdicas se juntarão a uma biblioteca, uma gibiteca, a um planetário e a um oceanário – estes dois com projeções de encher os olhos. As atrações aqui serão diurnas, sempre de quinta a domingo, das 9h30 às 18h, até 5 de janeiro de 2020.

Também até esta data vão ocorrer as serestas de Natal no coreto armado ao lado da Torre de TV. Apresentações de artistas locais – divulgadas no decorrer do período – ocorrerão às 19h30, às sextas, aos sábados e aos domingos, com duração média de 1h30.

As regiões administrativas além do Plano Piloto não vão ficar de fora. De 17 a 22 de dezembro, carretas natalinas com músicas e atrações circenses percorrerão 12 trechos de onde delas. Receberão as carreatas as seguintes RAs: Sobradinho, Fercal, Planaltina, Itapoã, Paranoá, Recanto das Emas, Sol Nascente, Samambaia, Taguatinga – Sul e Centro –, São Sebastião e Plano Piloto.

FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.