Com Jogos Rio 2016, busca por hotéis no Brasil aumenta

Os jogos Olímpicos Rio 2016 despertaram o interesse de turistas do mundo inteiro em visitar o Brasil. De acordo com pesquisa realizada pela Trivago – maior plataforma de busca por hotéis – Austrália, Suécia, Dinamarca e Estados Unidos são os países com maior registro de interesse no País no período.

A América do Sul, com tendência do turismo intrarregional, também desponta no estudo. Cerca de 25% das buscas feitas por argentinos e uruguaios para a época é por opções hoteleiras no Brasil. Fora do período, os números caem para 15% e 20%, respectivamente.

O estudo, que levou em conta as procuras efetuadas entre os meses de novembro de 2015 e fevereiro de 2016, analisou a preferência dos usuários de diversos países. O resultado é que o interesse pelo Brasil cresceu em 2016, especialmente para a temporada da Olimpíada, quando comparado com o comportamento dos usuários registrados no ano anterior.

Com competições de diferentes modalidades na região, a Barra da Tijuca é o lugar preferido de 74% de quem procura por hotéis no Rio de Janeiro neste período. Além disso, as datas que registraram mais buscas foram entre os dias 12 e 14 de agosto, quando ocorrem as provas do atletismo.

O segundo período mais popular, de acordo com a Trivago, é o compreendido entre 19 e 21 de agosto, já na reta final da competição, enquanto que o 3° mais procurado ocorre entre os dias 5, data de início do mundial, e 7 de agosto.

Para o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Lira, a pesquisa confirma a expectativa de se atrair entre 300 e 500 mil turistas estrangeiros na capital carioca durante a Rio 2016.

“Estamos otimistas com o grande fluxo de visitantes para os Jogos. Com a valorização do dólar, os estrangeiros tendem a estender suas viagens e conhecerem outros destinos brasileiros. Com maior permanência desse público, o setor ganha em arrecadação”, completa Lira.

Turismo intrarregional

A pesquisa reitera o potencial do turismo intrarregional na América do Sul. Pela primeira vez na história, o continente sediará os Jogos, o que tem importância histórica para a região e para o movimento olímpico. Assim como foi feito para a copa do mundo de 2014, a Embratur tem feito um enorme esforço para incrementar o fluxo turístico de sul-americanos também na Olimpíada e Paralimpíada do Rio de Janeiro.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Embratur

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,