Comic Con de São Paulo tem este título no exterior

Especial #CCXP2019

Desde 2016, CCXP superou em público outros eventos do tipo – inclusive a tradicional feira de San Diego

A Comic Con de San Diego pode até ser pioneira e mais famosa, mas o maior festival geek do mundo é brasileiro: em apenas cinco anos de existência (este será o sexto), a Comic Con Experience (CCXP) de São Paulo, que este ano ocorre entre 5 e 8 de dezembro, reuniu quase 1 milhão de pessoas.

Os números são impressionantes: em 2017, o evento ocupou um espaço de 115 mil metros quadrados, o equivalente a 16 campos de futebol do Maracanã. Mais de 1,7 mil quadrinistas e ilustradores apresentaram seus trabalhos e 200 artistas de cinema, séries e TVs fizeram aparições ou palestras para o público, em uma programação com mais de 150 horas de atividades — sem contar os espaços das chamadas ativações publicitárias (ambientes criados especialmente para o evento) e os cosplayers. Mas afinal, qual o segredo para tamanho sucesso?

O poder dos geeks
Não raro negligenciados ou vistos como “excluídos” pelo restante da sociedade, os geeks (ou nerds) — pessoas que consomem muita cultura pop, ficção científica, quadrinhos e games — têm alto poder de mercado. Não à toa, estão dispostos a pagar (e muito) por experiências que os aproximem ainda mais do universo que tanto amam. Em 2019, os ingressos para os quatro dias de CCXP, todos esgotados, custavam R$ 960 (inteira) no primeiro lote e chegaram a R$ 1180 no terceiro e último, com opções “premium” que chegavam a R$ 8 mil.

Fonte: Galileu

Siga no Instagram @EldoGomes e fique por dentro dos bastidores da CCXP. Por lá, também entraremos ao vivo no Youtube (aqui).

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.