Concerto musical em Pirenópolis homenageia compositores brasileiros no final de semana

eldogomes.com.br
Siga-me

O Qualea Trio foi formado em maio de 2017, para um concerto em Paris que resultou numa experiência pessoalmente e musicalmente rica. Desde então, o trio tem se dedicado a preparar obras de compositores brasileiros dedicadas ao grupo e elaborado arranjos de música brasileira clássica e popular. O nome ‘Qualea’ foi inspirado na árvore homônima típica do Cerrado brasileiro, onde atuam os três membros do Trio. Esta árvore cresce até tamanhos gigantescos mesmo em solos arenosos e pouco férteis, além de dar lindas flores coloridas. O contorno de sua flor compõe a logomarca do Trio.

Neste evento em Pirenópolis, o grupo apresentará composições de Marcus Mota, Estércio Marquez Cunha, Sergio Nogueira, Antonio Carlos Ribeiro e Radamés Gnatalli.

Sonia Ray é professora Titular da Universidade Federal de Goiás em Goiânia, onde leciona contrabaixo. Possui graduação em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Unesp (SP, 1993), Mestrado (1996) e Doutorado (1998) em Performance e Pedagogia do Contrabaixo, ambos na University of Iowa, EUA. Apresenta-se regularmente em performances ao contrabaixo priorizando o repertório contemporâneo para o instrumento. É artista convidada da International Society of Bassists desde 1993. Concluiu 2 estágios de Pós-doutoramento sendo um na University of North Texas (2008) e outro na Universitè Paris VIII, França (2016-2017). Foi Presidente da ANPPOM – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Gestão 2007-2011). É sócia-fundadora da ABCM-Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais, da ABRAPEM – Associação Brasileira de Performance Musical e da ABC-Associação Brasileira de Contrabaixistas. É criadora da Revista Música Hodie (Qualis A1) e presidiu seu Conselho Editorial de 2001 a 2016).

Ricardo Freire possui Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (1992), Bacharelado em Música pela Universidade de Brasília (1991), Master of Music – Michigan State University (1994) e Doctoral In Musical Arts – Michigan State University (2000). Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Clarinetistas e professor Associado da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Performance Musical. Suas pesquisas estão concentradas nos seguintes temas: performance da clarineta, performance musical e cognição, teoria musical e educação musical.

Werner Aguiar é professor associado de violão da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, desde 2006 onde leciona Filosofia da Música, Laboratório de Técnica Violonística, Música de Câmara e Poética da Interpretação Musical nos cursos de graduação e pós-graduação em música. Lecionou também na Escola de Música da UFRN, Natal/RN onde coordenou a implantação dos cursos de bacharelado, licenciatura e técnico em música. É Bacharel e Mestre em Música (Violão) e Doutor em Poética pela UFRJ. Sua participação em eventos artísticos inclui apresentações em diversas cidades brasileiras assim como dos EUA, França, Noruega, Turquia e Portugal em apresentações solo, com o QUALEA TRIO e com o DUO POIÉSIS (Canto e Violão com a soprano Danielle Dumont). Sua pesquisa se relaciona ao seu instrumento a partir do enfoque da poética da interpretação musical, isto é, a criatividade do intérprete e sua co-participação na origem e realização/experiência da obra de arte.

SERVIÇO

Qualea Trio

Local:Cine-Pireneus Rua Direita, 13, Centro Histórico. Pirenópolis. Goiás. Brasil

Datas 30/11/2019 às 20h00.

FONTE: PIRENOPOLIS TUR

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,