Contador em Brasília explica Carteira de Trabalho de Previdência Social, Digital

A Carteira de Trabalho de Previdência social (CTPS) é o documento que registra a trajetória profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. 

Desde setembro de 2019, pretendendo modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, o Ministério da Economia lançou a CTPS Digital e, portanto, a  CTPS deve ser emitida, preferencialmente, em meio eletrônico uma vez que a CTPS física é emitida apenas em caráter excepcional.

A CTPS Digitall, utilizará como identificação única do empregado, o número de inscrição no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), assim, comunicar o número do CPF equivale a apresentar a CTPS. Assim, a todo brasileiro e estrangeiro que possuem CPF, já existe uma prévia da CTPS Digital, necessitando apenas que o empregado se habilite no sistema.

A CTPS digital tem a mesma validade da tradicional carteira impressa (aquela azulzinha) para fins de contrato de trabalho e para emiti-la não e necessário ir a nenhum posto de atendimento, basta acessar as lojas de aplicativos de Android e iOs disponível para smartphone ou por meio do endereço eletrônico: Obter a carteira de trabalho.

Para os usuários que já possuem acesso ao sistema “gov.br” basta utilizar seu nome de usuário e senha no aplicativo Carteira Digital de Trabalho.

Caso não tenha acesso, será necessário criar uma conta no portal https://acesso.gov.br;  informar o número de CPF, nome completo, nome da mãe, data e local de nascimento. Em seguida, será redirecionado para um formulário com perguntas sobre a trajetória de trabalho. 

Por meio da CTPS digital o trabalhador terá acesso à sua vida laboral, ou seja, é possível conferir todos os contratos de trabalhos, antigos e atuais, além de informações relativas ao salário e registro de férias e sempre que forem realizadas anotações na CTPS Digital, será assegurado ao trabalhador, o acesso a essas informações dentro do prazo de 48 horas da realização das anotações pelo empregador.

A CTPS digital é um avanço tecnológico com benefícios tanto ao trabalhador quanto ao empregador, pois Todas as informações ficam armazenadas em um ambiente eletronicamente seguro, o processo de contratação fica mais ágil, o trabalhador tem o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta e ainda, possibilita ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas.

Contabilidade na Prática

Por Abílio Gonçalves

Saiba mais
CF Contábil
Agora, acompanhe pela coluna #ContabilidadeNaPrática
Siga no Instagram empresaria: @CFContábil
Tire dúvidas ou solicite um orçamento [ aqui ].
*artigo autoral

@EldoGomes

🏳️‍🌈Apresentador e 🎙YouTuber | 📺 Comentarista de #BBB21, 🎮Gamer e Repórter de 🗺Turismo | comercial@eldogomes.com.br