Tecnologia: Campus Party vai expor robôs em Brasília

Um espaço na Campus Party Brasília — chamado de Campus Future e com entrada gratuita — apresentará experimentos acadêmicos de jovens da cidade. A exposição será na Área Open, em 17 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

As propostas selecionadas usam a tecnologia de forma inovadora e criativa com impacto social. Na lista de escolhidos, alunos de cursos de engenharia da Universidade de Brasília (UnB) levarão o projeto UnBeatables. Entre as atividades do grupo, os estudantes usam os conhecimentos para programar robôs.

Desde 2014, eles representam o Brasil na liga mundial de futebol de robôs humanoides (que agem como seres humanos). Antes de entrar em campo, a equipe de futuros engenheiros precisa programar os comandos para que, ao disputar a partida, o robô identifique a bola e a trave, chute a gol e até levante sozinho se cair.

Para a Campus Future, o grupo vai escalar o RoNAOdo — em referência ao craque Ronaldo e ao modelo do robô, o NAO, de uma marca francesa.

Um outro do mesmo modelo será fantasiado da personagem Elsa, do filme Frozen, e cantará, com coreografia, a música tema da animação infantil.

“Levamos os robôs a escolas públicas do DF para apresentar a robótica de uma maneira interessante”, conta Felipe Dalosto, de 21 anos, integrante do grupo e aluno de engenharia mecatrônica sobre um dos projetos do UnBeatables.

Eles entregam material pedagógico sobre o tema às crianças e preparam os professores para abordar o assunto em sala de aula.

Há três anos, a equipe também atua com oficinas no Centro de Ensino Médio Paulo Freire, na 610 Norte, pela proximidade com a UnB. “Lá conseguimos fazer um trabalho mais contínuo e os ensinamos a programar”, detalha Felipe.

Participação dos estudantes é voluntária e sem custos

Outros 19 projetos acadêmicos serão expostos na área da Campus Future. Segundo a organização, também existem iniciativas do Instituto Federal de Brasília, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e de faculdades particulares do DF, de Goiás e da Bahia.

A participação dos estudantes é voluntária e sem custos. Ainda de acordo com o regulamento, os membros do projeto selecionado são contemplados com até três credenciais com acesso a todos os dias da Campus Party. A credencial não cobre gastos de transporte, hospedagem e alimentação.

Fotos: Renato Araújo/Agência Brasília
Texto: Agência Brasília

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,