“De onde vem a minha comida?”. Segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), entidade sem fins lucrativos que trabalha para divulgar conceitos e práticas orgânicas, a procura por informações sobre alimentos orgânicos cresceu durante a quarentena, registrando um aumento de 55%. A Gânica, empresa especializada em delivery de produtos naturais e orgânicos, nasce com o propósito de unir alimentação saudável, agricultura local e tecnologia. Do plantio às embalagens, a iniciativa tem o objetivo de envolver consumidores, produtores de orgânicos do Distrito Federal e comunidades que trabalham com extrativismo.
O desenvolvimento do projeto foi posto em ação em junho de 2020. “De olho no exponencial mercado de alimentação saudável, a Gânica surgiu para atender o consumidor que se viu confinado em casa e ávido por alimentos mais nutritivos e saudáveis”, afirma Bruce Lins, gerente operacional. A empresa, que também capitaneia o bistrô Canoa Café, sempre teve um “pézinho no mato”, pertencendo a um grupo empresarial que detém uma das maiores reservas particulares do patrimônio nacional do país.
Na plataforma da Gânica, é possível encontrar uma variedade de produtos a um clique: frutas, legumes, carnes, cereais, cremes e geleias, temperos, chás e muito mais. Todos os alimentos comercializados possuem certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e são credenciados pelo Inmetro, garantindo qualidade e conformidade com as normas de produção orgânica vigentes — desde a produção até a comercialização.
Além de itens avulsos, os clientes podem optar pelas cestas semanais, que estão disponíveis nos tamanhos pequeno, médio e grande. Uma vez que a compra for efetuada, o pedido é entregue dentro do prazo de 24h a 48h. Vale ressaltar que as entregas são feitas em todo o Distrito Federal, com frete grátis nas compras acima de R$ 70.