- Rafael Prudente dá o tom da sua gestão como presidente da Câmara Legislativa até 2022 - 17 de janeiro de 2021
- Projeto do Governo Ibaneis Rocha quer gerar 4 mil empregos no centro de Brasília - 17 de janeiro de 2021
- Governo já tem estimativa de entrega do túnel de Taguatinga DF - 17 de janeiro de 2021
O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Joe Valle (PDT), lançou nesta quinta-feira (8) pré-candidatura oficial ao governo do DF. O ato contou com a presença do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que também formalizou a pré-candidatura ao Palácio do Planalto.
O presidente nacional do partido, Carlos Lupi, também participou do evento, onde discursou para “apresentar” os dois candidatos. Até a tarde desta quinta, o nome do aspirante a vice-governador na chapa de Joe Valle ainda não tinha sido definido.
Apesar do lançamento nesta quinta, Joe já era tratado pelo PDT como pré-candidato ao Buriti desde que a legenda deixou a base de apoio do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), em outubro de 2017.
O prazo para o registro oficial das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa em 20 de julho – quando os partidos estão autorizados a chamar convenções – e vai até 15 de agosto. O primeiro turno da eleição acontece em 7 de outubro e o segundo turno, se necessário, está marcado para o dia 28 do mesmo mês.
Outras candidaturas
O anúncio desta quinta colocou Joe Valle como o segundo pré-candidato “oficial” ao governo do DF, até o momento. Na noite de quarta (7), o ex-deputado distrital Alírio Neto (PTB) também se lançou ao cargo, com manifestações de apoio da executiva nacional do partido.
Em entrevista à TV Globo, em dezembro, o atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB) afirmou que a tentativa de reeleição era um “caminho natural”, mas que a decisão só seria tomada neste ano.
Em nota divulgada na terça (6), o PT-DF informou que o economista Afonso Magalhães se registrou como pré-candidato ao Palácio do Buriti pela legenda. Segundo as normas internas do partido, no entanto, outros filiados ainda podem se inscrever até o próximo dia 31. ( G1/DF )