DF: Caso de Sucesso Sebrae: Cuidados com idosos

A difícil situação enfrentada pela família quando a avó precisou de cuidados especiais deu ao engenheiro eletricista Adriano Machado uma ideia que se tornou realidade. Com a ajuda da noiva, a enfermeira Camila Oliveira, ele criou, em 2012, a ACVida Brasília – Cuidadores e Profissionais Domésticos, empresa especializada em cuidados paliativos para pessoas com necessidades crônicas. Na última semana, a empresa deu mais dois grandes passos em sua história de crescimento e sucesso: conquistou o Prêmio PME Brasil nas categorias Serviços de Saúde e Responsabilidade Social, ambos na etapa distrital da premiação. Agora, segue para a disputa nacional.

 

Realizado pelo Sebrae, juntamente com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Gerdau, com o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o MPE visa a dar reconhecimento estadual e nacional a micro e pequenas empresas que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade pela disseminação de conceitos e práticas de gestão.

“Vendo a situação da minha avó e dos cinco filhos que se revezavam para cuidar dela, comecei a pensar em formas de resolver isso. A empresa nasceu para atender a pessoas nessa situação, fazendo com que a vida delas seja melhor dentro das condições que têm e das necessidades que apresentam”, explica Machado. “A função dos quase 150 cuidadores que temos hoje, somando os nossos profissionais e os que são escolhidos diretamente pelas famílias e supervisionados por nós, é fazer pela pessoa assistida tudo o que ela faria, não fossem os limites que apresenta”, completa o empresário, lembrando que os cuidadores não atendem a necessidades específicas de profissionais de enfermagem. “Eles auxiliam preparando e servindo alimentação, fazendo a manutenção dos ambientes, executando procedimentos de higiene, oferecendo medicamento de uso oral e cuidando do transporte entre a cama e a cadeira para os acamados”, diz.

 

Ao participar da edição 2015 do Prêmio MPE, Adriano Machado percebeu que precisava desenvolver novas soluções para agregar valor à gestão do negócio e melhorar o atendimento ao seu público. O maior desafio, então, era a distância que havia entre a ponta do negócio, que são os cuidadores, e a direção da ACVida. Assim nasceu um aplicativo Cuidador, para celular, que ajuda a padronizar o trabalho dos cuidadores dentro da metodologia desenvolvida pela empresa. “Temos, nele, um diário com a programação da rotina que o profissional segue para cada pessoa atendida, incluindo horários de remédios e demais procedimentos. O Cuidador também explica como fazer cada tarefa e dá à família a possibilidade de acompanhar, em tempo real, o passo a passo do cuidado com o atendido”, conta Machado.

 

O aplicativo foi desenvolvido com o apoio do programa Sebraetec, que visa a levar inovação e tecnologia aos pequenos negócios. “Em princípio, seria uma ferramenta interna da empresa. Porém, sentimos que ela poderia ser útil para muita gente e decidimos colocá-la no mercado, com uma interface muito amigável e completa. Já está disponível no Google e chegará, em alguns meses, também à Apple”, garante.

 

Nesses cinco anos, a ACVida já deu também passos para a expansão do negócio em dois modelos de franquia. “Além da unidade modelo, na Asa Norte, temos uma franquia na Asa Sul e uma franquia social no Centro de Atividades, que oferece capacitação de mão de obra especialmente para a população de áreas carentes vizinhas, como Varjão, Itapoã e Paranoá. Lá, é oferecido o curso de quatro meses de formação para cuidadores por 20% do preço regular. A maioria dos formandos já saem empregada”, conta Adriano Machado sobre o trabalho que lhe rendeu o prêmio Responsabilidade Social na etapa distrital do MPE 2016.

 

“Se participar do MPE já é uma aula de gestão, vencer é um diferencial importantíssimo para qualquer negócio. Conheço empresas que, após receberem o prêmio, ganharam muito em visibilidade, exposição e credibilidade dos clientes. Nessa caminhada, vislumbramos melhorias que podemos implementar de agora em diante e as elencamos por ordem de prioridade. Vamos seguir crescendo”, conclui o empresário.

 

Saiba mais!

ACVida Brasília – Cuidadores e Profissionais Domésticos

Tels: (61) 3349-2079 e 3273-9083

www.acvida.com.br

Da Assessoria

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,