DF: Rollemberg entregará 15 novas unidades básicas de saúde até 2018

O governo tem investido no fortalecimento da atenção primária como forma de melhorar o atendimento na rede pública de saúde. Entre este ano e o próximo, a previsão é entregar 15 novas unidades básicas de saúde (UBS). Outras 16 serão reformadas e três, ampliadas.

As obras fazem parte de um processo maior, que envolve compra de novos equipamentos e capacitação de profissionais, para ampliação da Estratégia de Saúde da Família. Das construções, quatro, que tiveram as obras iniciadas em 2016, estão em estágio avançado. Duas ficam em Ceilândia, uma em Samambaia e a outra em Sobradinho.

A unidade de Samambaia, por exemplo, com 80% das obras concluídas, está em fase de pavimentação e acabamento, para colocação do piso, das louças e das luminárias. O lugar abrigará, a princípio, cinco equipes de saúde da família.

A novidade, que fica na Quadra 210 de Samambaia Norte, terá 715 metros quadrados de área construída. Possui cinco consultórios simples, quatro com banheiros, mais quatro para atendimento odontológico, além de reservatório para reaproveitamento da água da chuva, salas de triagem, de espera do setor administrativo, vestiário, fraldário e playground.

Para as obras iniciadas no ano passado, a previsão de entrega é no primeiro semestre deste ano. As outras 11 terão início ainda em 2017, segundo a Secretaria de Saúde. O investimento, de R$ 25 milhões para as 15 estruturas, está sendo captado por meio de emendas parlamentares.

@EldoGomes

🎙|| Jornalista Multimídia, Apresentador e Youtuber de entretenimento. 🎮|| Blogueiro desde 2007 e com 11 anos de atuação no jornalismo digital. 🗺|| Autor do Ebook "Jornalismo de Turismo" e colunista/influencer de viagens.