Dicas de Brasília: 7 Pontos turísticos de Brasília

Quer diversão ou cultura? São diversos os pontos turísticos de Brasília, capital do Brasil. A cidade oferece diversas atrações para quem visita o Distrito Federal, sendo que as principais são prédios do governo, museus e monumentos.

7 Pontos turísticos de Brasília

1) Catedral Metropolitana de Brasília

Catedral Metropolitana de Brasília é a igreja mais famosa da cidade, parada obrigatória para tirar muitas fotos. A Catedral é certamente um dos templos católicos mais visitados por sua arquitetura arrojada. Uma curiosidade é que a cruz localizada acima da igreja foi abençoada por Paulo VI.

São incríveis os pontos turísticos de Brasília, a capital do país
A Catedral Metropolitana de Brasília é a igreja mais famosa da cidade, parada obrigatória para fotos

Do lado de dentro, o visitante vai se encantar com obras de Di Cavalcanti e os anjos de Ceschiatti e Dante. Outra curiosidade é a acústica que impressiona a todos, crianças e adultos. Basta uma pessoa falar próximo à parede da Catedral que a outra vai conseguir ouvir mesmo estando mais distante.

A catedral está localizada na Esplanada dos Ministérios.

2) Água Mineral – Parque Nacional de Brasília

Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como “Água Mineral”, possui piscinas naturais abastecidas com água corrente para os turistas se refrescarem no calor. Para quem gosta de caminhada, o parque dispõe de duas trilhas de pequena dificuldade: a da Capivara e a do Cristal Água.

O local conta ainda com diversas espécies de animais que podem ser contemplados pelos visitantes. É uma verdadeira aula sobre o Cerrado ao ar livre. Fica localizado cerca de 10 km do centro da cidade.

3) Lago Paranoá

O lago Paranoá é uma lagoa artificial que abraça a cidade de norte a sul. Costuma ser bastante frequentado por praticantes de esportes náuticos que agitam suas águas.

Um dos pontos turísticos de Brasília é o lago Paranoá
O lago Paranoá é uma lagoa artificial que abraça a cidade de norte a sul

Ponte JK, um dos cartões-postais de Brasília, atravessa o lago Paranoá e encanta os turistas a qualquer hora do dia. Nas margens do lago, o destaque fica por conta do Pontão do Lago Sul, com seus diversos bares e restaurantes.

4) Congresso Nacional

Símbolo de Brasília, o Congresso Nacional abriga o Senado e a Câmara dos Deputados. É parada obrigatória para quem visita a capital. Inclusive, é possível fazer visitas guiadas pelo prédio idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, uma das suas obras preferidas.

Um dos pontos turísticos de Brasília é o Congresso Nacional
Símbolo de Brasília, o Congresso Nacional abriga o Senado e a Câmara dos Deputados

Além do Congresso Nacional, vale a pena ainda visitar os Palácios do Itamaraty e do Planalto, sede da presidência da República. Fica localizado na Praça dos Três Poderes.

5) Memorial Juscelino Kubitschek

Brasília é também a cidade dos museus e monumentos, como o Memorial Juscelino Kubitschek, presidente brasileiro que idealizou a construção da cidade e foi imortalizado através do monumento que se encontra em frente ao Memorial.

Um dos pontos turísticos de Brasília é o Memorial Juscelino Kubitschek
Brasília é também a cidade dos museus e monumentos, como o Memorial Juscelino Kubitschek

O ambiente interno do museu oferece ao visitante a possibilidade de interagir com conteúdos de multimídia sobre a história do presidente JK e a construção da capital em apenas mil dias. Fica localizado na Praça do Cruzeiro.

6) Museu Nacional de Brasília

Museu Nacional de Brasília chama a atenção pela arquitetura semi-esférica idealizada por Oscar Niemeyer. Uns dizem que é semelhante a um disco voador, outros preferem compará-lo com metade de uma bola.

Um dos pontos turísticos de Brasília é o Museu Nacional de Brasília
O Museu Nacional de Brasília chama a atenção pela arquitetura semi-esférica idealizada por Oscar Niemeyer

O museu fica no setor cultural sul da cidade e o espaço conta com exposições de arte itinerantes, conferindo sempre um tom de novidade no ambiente. É um dos pontos turísticos de Brasília mais interessantes no quesito cultural.

7) Templo da Boa Vontade

O Templo da Boa Vontade é um dos pontos turísticos de Brasília mais visitados. Isso porque guarda algumas surpresas em seu interior e na sua construção. Uma dessas surpresas é a grande pedra de cristal puro que se encontra no topo do templo, a maior do mundo.

A construção é em forma de pirâmide, semelhante aquelas encontradas no Egito. No seu interior, há uma sala inspirada na cultura egípcia, fonte de água sagrada e galeria de arte com temas espirituais. É um local para quem busca encontrar paz interior.

Fonte: Blog Hoteis.com

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.