Em Brasília, setor produtivo celebra marco do Sicoob Empresarial

eldogomes.com.br
Siga-me

Celebrar a trajetória de sucesso e discutir a governança do futuro. Esse foi o tom da comemoração dos 15 anos do Sicoob Empresarial, na última semana na sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

Em 1999, diante da necessidade de oferecer crédito mais barato às micro e pequenas empresas, a Fibra e empresários de diversos segmentos fabris iniciaram no Banco Central o projeto para a criação da Cooperativa de Crédito da Indústria (Credindústria), atual Sicoob Empresarial. “A aprovação veio no ano 2000 e começamos a operar em 2 de abril de 2003”, contou o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Empresarial, Youssef George Nimer.

Na mesa de abertura do evento, ao lado de Nimer, estavam o 1° vice-presidente da Fibra, Elson Póvoa, o ex-presidente da Federação Lourival Novaes Dantas (gestão de 1995 a 2001), o diretor administrativo do Sicoob Planalto Central, Miguel Ferreira de Oliveira, e o associado da Fundação Dom Cabral do DF Ricardo Salerno.

Póvoa destacou o importante papel do Sicoob Empresarial para o desenvolvimento do DF e afirmou que a entidade serve de espelho para cooperativas de todo o País. “Nós temos orgulho de dizer que temos uma cooperativa de crédito acessível, que atua com dignidade e ética, tanto no atendimento às pessoas quanto nas atividades internas.”

A Credindústria foi a primeira cooperativa de crédito formada por industriais a atender segmentos diversos — antes havia apenas cooperativas específicas para cada setor. Por esse motivo, o então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva compareceu, em 11 de fevereiro de 2004, à inauguração festiva da entidade, instalada na sede da Fibra, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

Em 2011, com a incorporação ao Sicoob Credibrasil, a Credindústria passou a se chamar Sicoob Empresarial, ampliando suas atividades. Hoje é composta por cooperativas financeiras e empresas de apoio que, em conjunto, oferecem aos 4.613 cooperados serviços como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcios e seguros.

São quatro pontos de atendimento. Além do SIA, o Sicoob Empresarial está em Ceilândia, em Samambaia e em Taguatinga. Em agosto, será inaugurado um posto de atendimento no Gama: “O nosso planejamento é crescer uma filial por ano. Em 2016, chegamos a Samambaia. No ano passado, a Ceilândia. Com o apoio da

Associação Comercial do Gama, neste ano vamos levar nossos serviços à população de lá”, diz o diretor-presidente do Sicoob Empresarial, José Carlos Moreira de Luca. ( Da Fibra ).

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,