Em Goiás, OAB realiza conferência sobre expansão dos cursos de Direito no país

A expansão desenfreada dos cursos de Direito no Brasil e a aplicação nacional do Exame de Ordem para o exercício profissional serão debatidos na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) nesta sexta-feira (9/11), durante o Fórum Nacional de Educação Jurídica – Região Centro-Oeste. O evento começa às 9h.
O encontro, organizado pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB), por meio da Comissão Nacional de Educação Jurídica, e pelo Conselho Seccional da OAB-GO, vai reunir 15 especialistas de renome nacional, em quatro painéis, sobre os rumos do ensino jurídico. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo site da CFOAB e a participação é gratuita.
Debate
O presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB e conselheiro federal por Goiás, Marisvaldo Cortez Amado, avalia a abertura de novas vagas e novos cursos de Direito como um “descompasso” quando se leva em conta que, do total de 950 mil vagas autorizadas, cerca de 40% delas estão ociosas. “Esse é um problema e a OAB, tanto o Conselho Federal quanto a seccional de Goiás, devem debater e tomar iniciativas”.
O presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, diz que a Seccional Goiana, no cumprimento de seu dever legal, tem lutado de forma incansável pela melhoria da qualidade dos cursos jurídicos no Estado.
O professor e conselheiro seccional da OAB-GO, Rubens Fernando Mendes de Campos, lembra que Goiás tem hoje 61 cursos jurídicos instalados e mais cinco pedidos de autorização em curso. O Brasil conta com 1.467 cursos de Direito – mais metade dos cursos que existem em todo mundo. “Não dá para compactuarmos com isso. Temos de prezar pela qualificação dos que já temos. Não por mais vagas”, afirma.

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,