Escola de robótica: uma iniciativa de cidadania em Samambaia Sul

Voluntários ensinam a alunos de 7 a 12 anos a construir modelos de carros e outros protótipos a partir de sucatas de materiais eletrônicos. Ação tem estimulado a garotada a aprender sobre sustentabilidade

Uma ação voluntária na Escola Classe 501, de Samambaia Sul, que está mexendo com os alunos do Ensino Fundamental: desde o início do ano letivo, a garotada vem aprendendo tudo sobre robótica. E de graça. O projeto, um sucesso, nasceu com o pai de uma aluna da instituição. Profissional da área de informática numa empresa privada no Lago Sul, a B2T – Business To Technology, André Mesquita conseguiu que os chefes o liberassem uma vez por semana para ensinar aos garotos e garotas do colégio. A ideia nasceu durante encontros num clube de informática.

“Tudo começou no Calango Hacker Clube, em conversas sobre a desigualdade de oportunidades entre a rede pública e privada. Mas a minha filha é a principal responsável pela ideia sair do papel; afinal, é uma maneira de ficar mais perto dela”, conta Mesquita, que divide o projeto desde o início com Angelita Torres.

O evento, que acontece no próximo dia 24, será realizado no Centro de Educação Profissional Articulado do Guará, o Cepag. “Agora que estamos inscritos, temos que ir e apresentar um projeto de qualquer jeito”, brinca o diretor Alessandro Araújo.

Para André Mesquita e Angelita Torres, a expectativa é que essa colaboração mútua seja replicada em todo o Distrito Federal.  “Foi muito legal a receptividade que tivemos nessa escola, que é modelo em abrir as portas para a comunidade com parcerias.”

Sobre eldogomes.com.br 7247 Artigos
Por @EldoGomes | Jornalista e YouTuber.