Facebook traz primeira campanha global ao Brasil

OFacebook estreia no Brasil nesta quinta-feira, 26, sua primeira campanha voltada diretamente ao consumidor, chamada “Somos mais juntos”. Já lançada nos Estados Unidos em maio com o nome “More together”, trata-se de uma iniciativa global que prevê, ainda este ano, versões para Alemanha e Reino Unido.

Aqui, as primeiras peças começam a circular em out-of-home, portais de notícia e na própria plataforma. Inclui ainda uma ativação no Rock in Rio (que começa dia 27), além de TV aberta e paga.

A estratégia no Brasil foi liderada por Beatriz Bottesi, country marketing manager do Instagram, a partir da concepção original articulada nos EUA junto à Wieden + Kennedy. Participaram a sede da agência em Portland, além de São Paulo e Amsterdã, com criações para off-line e todo digital que não faz parte do ecossistema Facebook.

Nestes casos, a house Creative X realizou para as propriedades digitais da própria plataforma. A comunicação é baseada na ferramenta Grupos, incentivando a reunião de pessoas com interesses em  comum no Facebook.

Apesar de o casting ter uma pequena porcentagem de atores, a campanha reuniu diversos usuários reais para gravar os vídeos e participar das sessões de fotos. A Stink Films produziu os comerciais com uma equipe majoritariamente feminina, um pedido do Facebook. As fotos têm assinatura de Bob Wolfenson.

Prevista para ficar no ar até o meio de janeiro, as diversas peças e filmes vão se dividir em seis fases conforme os grupos de interesse. Música é a primeira, e em seguida virão temas como saúde & bem-estar, animais & pets, games & entretenimento.

Esses verticais foram definidos após a plataforma pesquisar entre seus usuários os assuntos de maior mobilização nos grupos. Apesar de a plataforma já ter realizado campanhas de amplo alcance anteriormente, essas comunicações eram consideradas B2B,  apresentações de features ou satisfações a stakeholders em polêmicas relacionadas a privacidade de dados e temas similares.

“Somos mais juntos” é considerada a primeira iniciativa de branding direcionada de fato ao consumidor ginal.

FONTE: MEIO & MENSAGEM

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.