Feriado de Corpus Christi traz opções de destinos turísticos responsáveis

Foto: Augusto Miranda/MTur

Uma das datas religiosas mais importantes do país, o Corpus Christi traz a opção de destinos para quem pretende professar a sua fé, de forma segura e responsável. O período convida ainda a observação da confecção dos tradicionais tapetes de serragens coloridos feitos pelos religiosos. Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, locais como Ouro Preto (MG), Pirenópolis (GO) e Brasília (DF), que realizam habitualmente as festividades para celebrar o dia, adotarão medidas restritivas para garantir a segurança sanitária dos turistas.

Na capital federal a celebração, que ocorria na Esplanada dos Ministérios, será realizada em algumas paróquias com a confecção dos tapetes nos estacionamentos e espaços abertos próximos aos templos. A ação contará com a participação de um número reduzido de pessoas, respeitando o uso de máscara e distanciamento social. Para quem planeja conhecer, também, os monumentos religiosos, Brasília reúne a Catedral Metropolitana, o Santuário Dom Bosco e a Catedral Rainha da Paz, importantes pontos turísticos da cidade.

Há cerca de 100 km de Brasília, Pirenópolis, em Goiás, também, reforçou as ações de prevenção ao coronavírus. A cidade, que é conhecida pelas festas religiosas como as Cavalhadas e a festa do Divino Espírito Santo, funcionará com 50% da capacidade, e a entrada só será permitida com apresentação de reserva na rede hoteleira e atrativos turísticos. Quem estiver com estes comprovantes, poderá ainda conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

Em Ouro Preto (MG), os tradicionais tapetes serão montados apenas em dois lugares e contando com a participação de servidores da prefeitura. Os locais selecionados foram os adros da Basílica de Nossa Senhora do Pilar e da Paróquia São Francisco de Assis. As celebrações serão transmitidas pelo Facebook da Igreja Nossa Senhora de Lourdes. Os hotéis e pousadas da cidade poderão receber 50% de sua capacidade e os visitantes poderão conferir a “Campanha Turismo Legal”, que alertará os visitantes a seguirem os protocolos de segurança.

O percentual de 50% da capacidade também será adotado em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. O destino adotará uma série de regras sanitárias, principalmente em hotéis, pousadas e restaurantes, além dos pontos turísticos tradicionais. Petrópolis tem mais de 100 igrejas e capelas católicas e templos de diferentes religiões como uma igreja luterana, um parque de orixás, uma mesquita e o Vale do Amor, ao ar livre, que reúne múltiplos espaços de diferentes religiões.

Dados do Ministério do Turismo apontam que as viagens religiosas movimentavam anualmente cerca de R$ 15 bilhões no país. Os roteiros de fé e peregrinação são fortes incentivadores de pequenos negócios e investimentos, movimentando economias locais em setores como indústria, comércio, serviços e artesanato, com geração de emprego e renda em todas as regiões do país. O Brasil conta com diversos eventos e atrativos religiosos que arrematam multidões, mas que estão suspensos desde o início da pandemia.

Foto: Augusto Miranda/MTur

@EldoGomes

▶️ Jornalista | Podcaster | You7tuber | Acompanhe no Instagram @EldoGomes | comercial@eldogomes.com.br