Fotos no Facebook lideraram o engajamento para as marcas na rede social

Fotos lideram engajamento no Facebook, no terceiro trimestre desse ano. A afirmação é resultado do estudo #MS360FAAP, do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faap em parceria com a plataforma Socialbakers. O levantamento analisa trimestralmente o comportamento das cem marcas com mais interações nas redes sociais.

De acordo com a pesquisa, no segmento de e-commerce, as fotos tiveram engajamento de 77% no Facebook, contra 14% de interação nos vídeos, 6% em links e 3% em status. A categoria marcas/institucional também teve bom desempenho de interação com imagens, de 76%. Em terceiro lugar veio bens de consumo, com 66% de engajamento.

Entretenimento é a categoria com nível de engajamento mais equilibrado no Facebook: 37% de imagens, 31% de vídeos e 29% de links. Fotos só não tiveram desempenho protagonista na categoria mídia/notícias, com 17% de engajamento — neste caso, links são o tipo de conteúdo com maior interação, 89%.

Instagram e celebridades
No Instagram, o ritmo é de crescimento. As cem marcas analisadas tinham em média de 1,3 milhão de seguidores em 2018, enquanto agora somam 1,8 milhão. As celebridades e criadores de conteúdo também avançaram no período. Eles saíram de um média de 7,8 milhões de seguidores para 11,3 milhões, em um ano.

A comparação entre as interações obtidas pelas celebridades e o engajamento das marcas também chamou atenção no estudo. Enquanto as celebridades tiveram uma média de interações por postagem de mais de 105 mil, as marcas alcançaram apenas 5.827.

FONTE: MEIO & MENSAGEM

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.