7 dicas para ganhar seguidores e clientes no Instagram

Por @EldoGomes

As redes sociais já se consolidaram como partes fundamentais das estratégias de marketing de qualquer empresa, e no mundo do Pilates não é diferente. Nos últimos 10 anos diversas plataformas se alternaram na preferência do público, de Orkut a Twitter e Facebook. Atualmente, é inegável que a bola da vez é o Instagram.

1 Busque referências

Se você ainda não tem nenhuma inspiração, busque referências a serem seguidas. Pesquise e encontre outros studios de Pilates que fazem um bom trabalho no Instagram. Vá além do número de seguidores neste momento e observe mais o engajamento dos seguidores nas postagens, como comentários e todos os tipos de interação.


2 Fortaleça o engajamento

O algoritmo do Instagram faz com que você não veja tudo o que é publicado pelos perfis que você segue, dando preferência àqueles com que você mantém maior nível de interação. Por isso, é importante fomentar o engajamento no seu público.


3 #usehashtagscorretamente

As hashtags são uma excelente ferramenta, que muitas vezes é pouco aproveitada pelos usuários do Instagram. Elas são como etiquetas nas postagens, unindo publicações de assuntos semelhantes. Por isso, escolha corretamente as tags que utiliza, escolhendo por aquelas que realmente são condizentes com sua publicação. É interessante mesclar aquelas que têm muitos posts com algumas menos utilizadas, afinal, quanto mais pessoas utilizam a mesma hashtag, maior a “concorrência” pelo espaço e atenção.

Outro fator importante na utilização de hashtags é que há algum tempo o Instagram permite que os usuários sigam essas tags, então é sempre bom que seus posts apareçam para os seguidores de #pilates, por exemplo.


4 Interligue com seu site

É importante que você tenha o link do seu site no perfil do Instagram e vice-versa. Isso ajuda a alimentar o tráfego entre as duas plataformas e aumentará a sua relevância nas pesquisas pelo Google e outros buscadores, estratégia conhecida no marketing digital como Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização para motores de busca.

Quanto mais relevante for seu conteúdo e maior o número de links e citações que levem a você, mais o Google e outros sites de busca irão te mostrar em seus resultados.


5 Utilize de forma profissional

É inegável que o Instagram é uma rede social movida pelo narcisismo, mas acredito que um potencial aluno está mais interessado em ver o seu trabalho do que a sua beleza. Por isso, pense no propósito e no conteúdo das suas postagens para que o seu perfil passe a mensagem correta para quem o visita.

Nesse caso, é interessante que se separe o uso pessoal do profissional, mesmo que para isso seja necessário ter dois perfis. As pessoas que querem interagir com o seu studio devem ter exatamente o que querem, e não detalhes da sua vida pessoal. 


6 Explore todos os recursos

O Instagram deixou de ser uma plataforma apenas para publicar fotos há muito tempo. Por isso, explore todo o potencial da rede social através dos seus diferentes recursos. Utilize as histórias para publicar o dia a dia do studio, o IGTV para mostrar conteúdos bem feitos em vídeo, falando sobre assuntos relevantes para os seus clientes. Os destaques das histórias podem ser organizados para mostrar os serviços que você oferece, horários e outras informações relevantes.


7 Analise seus resultados

Ao utilizar um perfil profissional no Instagram, você tem acesso a diversas métricas que podem te ajudar a planejar que tipo de conteúdo postar. Observando os números como impressões, compartilhamentos, postagens salvas e comentários, você pode descobrir que tipos de conteúdo seu público mais gosta.

Às vezes, os resultados são melhores com vídeos demonstrando exercícios nos aparelhos, ou com mensagens motivacionais, ou até imagens com os alunos durante a prática, mostrando a evolução deles e como o método é acessível a todos. Os resultados serão diferentes em cada caso, por isso vale fazer uma boa análise para saber como direcionar suas postagens.

Com informações do https://www.kaufferpilates.com.br/

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,