Google promove inovação para mercado jornalístico

A segunda edição do Google News Initiative Summit Brasil, evento anual do Google que promove a inovação no mercado jornalístico. Estiveram presentes mais de 20 veículos e projetos relacionados ao ecossistema noticioso brasileiro.

A proposta do Summit é mostrar iniciativas que estão sendo desenvolvidas em diferentes regiões do Brasil, e com diversos tamanhos de operação, através do apoio do Google News Initiative. O GNI é desenvolvido globalmente pelo Google para elevar e fortalecer o jornalismo de qualidade.

Entre os veículos que apresentaram resultados de suas experimentações estão a Folha de S.Paulo, UOL, MyNews, O Globo, Estadão, Nexo, Diários Associados e outros. Para, Luiz Henrique Matos, diretor de parcerias globais do Google Brasil, o evento é uma chance de fazer com que esses casos de sucesso possam ser absorvidos pelo mercado.

Sobre a importância do desenvolvimento de iniciativas para o mercado local, Luiz acrescenta que o Summit foi desenvolvido em conjunto com a indústria jornalística para definir os pontos mais importantes a serem discutidos.

Os projetos apoiados através do Google News Initiative não são proprietários do empresa, mas recebem apoio para que desenvolvam novas soluções e modelos de negócio para o jornalismo local.

“Queremos dar base para que jornalistas e pessoas da mídia trabalhem com segurança e perspectiva de futuro. Para que aquele jornalista que se forma numa determina região possa continuar por lá, fazendo jornalismo de qualidade”, diz Luiz.

Meio e Mensagem

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.