Governador Ibaneis coloca Saúde da Família nas áreas rurais do DF

A Estratégia de Saúde da Família abrange uma vasta carta de serviços para atender do bebê ao idoso nas unidades básicas de saúde (UBSs). As equipes de Saúde da Família estão presentes em todas as regiões do Distrito Federal levando atendimento multiprofissional, seja na própria unidade, ou nas visitas domiciliares.

As áreas rurais também são contempladas com esse serviço. A UBS 15 Rio Preto, em Planaltina, é responsável por cobrir uma área rural que tem aproximadamente 1,5 mil habitantes. Toda terça-feira, a equipe faz atendimentos domiciliares para a população da região de abrangência.

Os agentes comunitários de saúde da região realizam as visitas para entender as necessidades da população e, dependendo da situação do paciente, acionam a equipe multiprofissional que se desloca para prestar atendimento em casa.

O coordenador de Atenção Primária à Saúde, Fernando Erick Damasceno, explica que no Distrito Federal existem 170 unidades básicas de saúde. Dessas, 34 estão localizadas em áreas rurais. “É importante salientar que na Estratégia de Saúde da Família, a pasta possui recursos para chegar no território que elas residem. Num lugar que o paciente esteja distante de uma UPA ou de um hospital, a gente consegue levar esses equipamentos de saúde e garantir o acesso a serviços essenciais para a manutenção da saúde”, pondera.

@EldoGomes

▶️ Jornalista | Podcaster | You7tuber | Acompanhe no Instagram @EldoGomes | comercial@eldogomes.com.br