Governador Ibaneis implementa Bikes compartilhadas da Tembici em Brasília

Sistema entrou em funcionamento no Distrito Federal há sete dias e já atraiu bom número de adeptos

As bicicletas compartilhadas voltaram a colorir o Distrito Federal há sete dias neste domingo (17). A Agência Brasília percorreu o Plano Piloto e visitou algumas das estações para conferir o funcionamento do serviço e também a adesão da população.

Em todos os locais visitados – Parque da Cidade, Galeria dos Estados, Pátio Brasil e Santuário Dom Bosco – foi possível notar boa aceitação do público, tanto ao comentar sobre o retorno do serviço como do funcionamento e da qualidade das bicicletas.

Segundo dados da empresa responsável, a Tembici, foram feitos 1.535 cadastros no aplicativo e realizadas 1.364 viagens entre 11 e 15 de outubro. O feriado de 12 de outubro foi o dia mais movimentado, com 758 corridas no total. As estações mais utilizadas até agora foram a do Parque da Cidade, a da 406 Sul e a da 209 Norte.

Para retirar a bicicleta da estação, basta escolher o tipo de corrida no aplicativo, pagar pelo celular e liberar a bike apontando o celular para o QR Code próximo ao guidão. Ao terminar a corrida é necessário devolver a bicicleta na estação.

O serviço, que estava desativado desde março de 2020, ainda está em fase de implantação. Neste momento, os usuários contam com 131 bicicletas espalhadas em 17 estações. A meta do governo é chegar a 70 pontos e 500 bikes nas 33 regiões administrativas do DF. Para viabilizar o serviço, a Tembici, empresa vencedora da licitação, investiu R$ 10 milhões.

Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília

@EldoGomes

▶️ Jornalista | Podcaster | You7tuber | Acompanhe no Instagram @EldoGomes | comercial@eldogomes.com.br