Homenagem para equipes de robótica em Brasília

A reunião do Conselho Regional do Serviço Social do Distrito Federal (Sesi-DF) desta quinta-feira, 25 de julho, teve como uma das pautas um momento de reconhecimento ao excelente resultado das três equipes escolares que foram a competições internacionais da temporada 2018/2019 do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) ­– todas foram premiadas. O tema da temporada foi Into Orbit (Em Órbita). Crianças e adolescentes de mais de 80 países aceitaram o desafio de propor soluções inovadoras para problemas físicos ou sociais enfrentado por astronautas em viagens espaciais. Além do projeto, cada time desenvolveu um robô com peças de Lego.

A reunião foi no edifício-sede da Federação das Indústrias do DF (Fibra). Além dos integrantes do Conselho Regional do Sesi-DF, representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF) e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) participaram da homenagem a integrantes das equipes Albatroid, que competiu na Austrália; Legofield, que participou de um torneio no Uruguai; e Lego of Olympus, que foi aos Estados Unidos. O Sebrae-DF foi um dos patrocinadores da Lego of Olympus e o Sicoob, da Albatroid.

As três equipes tiveram a oportunidade de apresentar os projetos vencedores e cada um recebeu uma placa de homenagem do presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, que também preside o Conselho Regional do Sesi-DF. “Com esse resultado, o espírito de equipe e a dedicação que demonstraram ter, vocês só engrandecem esta casa. O Brasil precisa de avanço nisso que vocês já fazem: inovação, pesquisa e estudo. Vocês são aceleradores desse futuro e quero que Brasília continue sendo referência”, disse aos jovens e aos professores (técnicos das equipes) que participaram das competições.

Jamal agradeceu aos familiares dos alunos e às duas instituições que apoiaram formalmente a ida deles a outros países. O Sebrae-DF foi representado na reunião pelo superintendente, Valdir Oliveira. Ele ressaltou o orgulho de fazer parte da história da robótica do Sesi-DF. “Vocês vão construir a Brasília que a gente tanto quer. Aqui estamos mais do que cumprindo nossa missão, estamos apostando no futuro do Brasil e de Brasília.”

O Sicoob foi representado pelo presidente do conselho de administração da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores do DF (Sicoob Empresarial), Antônio Eustáquio de Oliveira. “Aqui estamos sendo testemunhas da boa aplicação de recursos nesse projeto. Fico satisfeito com a participação do Sicoob e acho que posso falar pelo Sicoob que, na medida do possível, e dentro do planejamento, seremos sempre parceiros de projetos assim”, afirmou.

Gricelia Melo, superintendente do Sesi-DF, fez uma breve apresentação sobre a participação do Sesi-DF em torneios de robótica desde 2013. “Não é um trabalho de um dia. O Sesi-DF tem esse trabalho há sete anos e as equipes treinam há um ano. Sei da dedicação desses jovens, que perderam feriados e fins de semana para se dedicar ao preparo para esses campeonatos internacionais. Reunimos todos os esforços possíveis para apoiar vocês e hoje estamos aqui comemorando os resultados.”

Letícia Souza, competidora da Albatroid, conta que os alunos e técnicos ficaram muito contentes com a homenagem: “Com esse reconhecimento, a gente vê que os alunos do Sesi são valorizados por conta da robótica. Nós tivemos apoio e nos sentimos muito acolhidos”.

O tema de 2019/2020 da FLL será City Shaper, que vai abordar a arquitetura e formação das cidades. O lançamento oficial da temporada para todo o mundo será em 1º de agosto.

Do Sesi DF

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,