Intercâmbio | O exame SAT abre as portas para a graduação nos Estados Unidos

O SAT – Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar) é o primeiro passo para fazer uma graduação nos Estados Unidos.

Parte do processo de admissão em grandes universidades americanas vem da pontuação do teste SAT. Há duas modalidades do teste: SAT I e SAT II, que lembram muito o ENEM, aplicado no Brasil. Todos que desejam fazer graduação nos Estados Unidos devem fazer a prova durante os últimos anos escolares.

O teste avalia os conhecimentos adquiridos pelo estudante durante o Ensino Médio e com os resultados as instituições obtêm uma avaliação padronizada dos candidatos e conseguem analisar em que nível cada um está.

O SAT, conhecido como a versão “gringa” do Enem, é parte do processo de escolha nas universidades americanas, pois ainda é preciso apresentar históricos escolares, créditos, certificados, entrevistas, cartas de recomendação de professores e etc

O objetivo do SAT é criar um critério de avaliação único para que as universidades possam comparar os seus candidatos. Além da nota do SAT, os recrutadores irão analisar o histórico escolar, as atividades extracurriculares, as cartas de recomendação dos professores, os essays e o desempenho na entrevista de admissão, comenta o coordenador pedagógico da TotalPrep,Tiago Freire. O exame avalia os conhecimentos adquiridos pelo estudante durante o Ensino Médio em 3 áreas:Reading, Writing & Language, Math and Essay.

Conhecido como o ENEM americano, Abaixo seguem algumas informações e dicas sobre a prova:

01 Leia as instruções da seção antes do teste

É essencial que, antes da prova, o candidato saiba o que deve ser feito. Estudar as instruções que a prova tem, assim como o tempo que o candidato tem em cada questão, por exemplo, é uma boa dica. Estude e revise as instruções para cada seção do SAT antes do teste. Use o seu tempo para o teste e não para ler as instruções.

02 Seção de escrita — essay:

Ser capaz de escrever bem é uma habilidade essencial para o sucesso na faculdade e no trabalho. A seção de Escrita e Linguagem do SAT é projetada para testar: (1) habilidades retóricas e (2) uso e gramática da língua. As perguntas sobre habilidades retóricas testam sua capacidade de revisar e editar texto, especificamente sua capacidade de organizar frases, passagens e parágrafos.

Saiba mais :

Curso para o teste SAT

Bolsa de Estudo em Universidade dos Estados Unidos

Como estudar para o exame SAT

Sobre eldogomes.com.br 7240 Artigos
Por [email protected]EldoGomes | Jornalista e YouTuber.