“Investimentos neste momento devem estar voltados para a ciência”, declara Gilvan Máximo

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai investir R$ 30 milhões em pesquisas e estudos para contenção da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19. Por meio de uma parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP) com a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), o governo criou mais um canal de cuidado com a população voltado ao controle da disseminação do vírus no DF. O acordo foi firmado nesta quarta-feira (22) em cerimônia no Palácio do Buriti.

“Somente por meio da pesquisa e da integração tecnológica nós vamos conseguir levar saúde à população do DF na forma que ela merece. No Brasil, durante muitos anos, achou-se que saúde era feita dentro dos hospitais. Não é por aí. Saúde se faz exatamente na ponta, cuidando de quem precisa no dia a dia, evitando, assim, que as pessoas cheguem às portas das UPAs e hospitais”, declarou Ibaneis Rocha. 

O projeto prevê a produção de materiais de testagem e mapeamento do contágio da doença na cidade. Uma iniciativa que vai envolver pesquisadores da UnB. 

O governador Ibaneis Rocha assinou a parceria com a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão; do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Gilvam Máximo; do diretor da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), José Alessandro Araújo; e do chefe da Casa Civil, Valdetário Monteiro. O secretário-adjunto de Gestão em Saúde, Eduardo Pojo, também participou do ato.

“A nossa parceria com o GDF só tem avançado e se estreitado. Gostaria de parabenizá-lo pelas ações [no combate à Covid-19]. Pretendemos cada vez mais estar à disposição do DF e que passe logo esse momento”, declarou a reitora da UnB, Márcia Abrahão.

O acordo atenderá dois programas selecionados na Chamada de Propostas de Projetos e Ações de Pesquisa, Inovação e Extensão para o Combate ao Covid-19, edital publicado pela universidade no final do mês passado. Firmado em 31 de março, essa parceria vai fomentar o desenvolvimento de pesquisas e a criação de produtos e serviços que auxiliarão o DF no enfrentamento do coronavírus

@EldoGomes

🏳️‍🌈Apresentador e 🎙YouTuber | 📺 Comentarista de #BBB21, 🎮Gamer e Repórter de 🗺Turismo | comercial@eldogomes.com.br