Jornada de Poesia LGBT na Universidade de Brasília

A Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL) e o Instituto Cultura Arte Memória LGBT+  convidam para a primeira Jornada de Poesia LGBT+, que acontece nos dias 13 e 14 de julho na CAL. O evento, com entrada gratuita,  contará com cinco oficinas formativas, performances, um sarau de lançamento de poetas LGBT pela Padê editorial, além de uma roda de conversa sobre a história da poesia Trans no Brasil, com a presença da escritora e pesquisadora Amara Moira, de  Campinas (SP) e do poeta slammer e cientista político brasiliense, Marcelo Caetano.

A primeira edição da Jornada de Poesia LGBT+  faz uma homenagem a Anderson Herzer, poeta transexual autor de A Queda para o Alto, livro autobiográfico de poemas lançado em 1982, uma obra forte, triste, comovente, que narra sua trajetória em uma unidade da Febem em São Paulo em plena ditadura militar. Andersen, que nasceu no interior do Paraná, em uma família conturbada, se suicidou meses depois da publicação do livro.

Programação

13 de julho (sexta-feira)

14 h – Oficina Poesia, corpo e cidade, com Maria Léo Araruna e Julianna Motter

17 h –  Oficina Cuíerlombismo literário: poesia preta LGBT,  com Tatiana Nascimento

20 h –  Performance manifesto Trav(eco)-Ciborgue,  com Maria Léo Araruna. Canções para Herzer, com Mickael Pederiva e Bernardo Motta. Roda de conversa Anderson Herzer e a Escrita trans no Brasil, com Amara Moira e Marcelo Caetano, intermediação de Júpiter Caroá.

14 de julho (sábado)

10 h –  Oficina Escrevivências e (auto)amor, com Pedro Ivo

14 h –  Oficina Poesia e (auto)reconhecimento, com Esteban Rodrigues

17 h – Oficina Voz e palavra em performance, com Kika Sena

20 h – Sarau preto LGBTQI+, da Padê editorial. Lançamentos dos livros de Tatiana Nascimento “Mil994”; Esteban Rodrigues “Sal a gosto”; Pedro Ivo “Afroqueer existência: dor luta amor”; Kika Sena “Periférica”; Nanda Fer Pimenta “Sangue”; Cleudes Pessoa “44 sentimentos” e Kati Souto.

     Mais informações e inscriçõeshttp://arte.lgbt/poesia

Apoio: Padê editorial/ Outro Calaf

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,