Lima Duarte estreia a segunda temporada do Persona em Foco

Lima Duarte é o convidado de estreia da segunda temporada do Persona em Foco, programa da TV Cultura que também comemora seu primeiro aniversário. Seu foco é o resgate da história de atores, diretores e autores que solidificaram os pilares das artes cênicas do Brasil. A primeira edição desta nova fase vai ao ar na próxima terça-feira (5/7), às 23h30, com apresentação de Atílio Bari.

Na entrevista, Lima Duarte, aos 86 anos, conta passagens de seus 68 anos de carreira. Foram 127 trabalhos realizados e vários papéis emblemáticos que entraram para a história do teatro, televisão e cinema brasileiros. Estão como entrevistadores o produtor Mauro Giafrancesco e o crítico Jefferson Del Rio.

Lima relembra sua infância no povoado de Nossa Senhora da Purificação do Desemboque e Santíssimo Sacramento, em Minas Gerais. Ele conta que sua mãe enfrentou vários preconceitos, pois queria ser atriz, era epilética e espírita. “Levaram-na para um centro espírita em Sacramento para ser tratada dos acessos epiléticos. Ela virou espírita e começou a trabalhar no teatrinho”. Ele conta que entrou para as artes quando começou a fazer teatro com ela, no centro espírita. E não esquece  de um  momento marcante na peça A ladra. “Minha mãe era a ladra e eu o filho da ladra. Teve um momento que eu olhei para a ladra e não era mais a ladra me olhando, e sim minha mãe,  que via seu filho crescendo e tornando-se ator. Foi um momento lindo. Esse olhar tem me conduzindo e me trouxe até aqui”.

O ator, cujo nome verdadeiro é Ariclenes Venâncio Martins, explica que foi Oduvaldo Vianna que lhe deu a oportunidade como ator de radionovela, mas foi a mãe que deu o nome artístico. “Sugeriu Lima Duarte, nome do seu guia de luz”.

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,