Lista: 3 lugares para praticar diferentes modalidades de ciclismo no DF

eldogomes.com.br
Siga-me

A estimativa é de que Brasília tenha 20 mil amantes da bike

A bicicleta pode aparecer na cidade de diferentes maneiras. Alguns usam para se locomover ao trabalho, outros utilizam para relaxar num dia de sol e ainda há os que conquistam com ela medalhas e títulos de competições de alto rendimento. 15 de abril é celebrado o Dia Mundial do Ciclista. Por isso, listamos três lugares para praticar algum tipo de ciclismo.

Ciclismo de estrada, de pista, mountain bike, BMX e ciclo turismo são algumas das modalidades.

Esdras Calland, ciclista profissional, está se preparando para a segunda edição da Gran Fondo Brasília, estilo de prova mundial que terá na capital em junho.

“Pela experiência do ano passado, foi uma prova com uma ótima organização. O percurso foi bom. E Brasília é uma cidade que aceita bem o ciclismo, pelo seus espaços e arquitetura. Tendo um convívio entre os ciclismo e a população bem civilizado. Lógico que ainda falta uma conscientização maior da nossa cultura de aceitação do ciclismo como na Europa, mas ainda acho que somos privilegiados”, declarou.

– Veja quais são os locais para praticar a modalidade no Distrito Federal:

Parques

Para quem gosta de passear ao ar livre, relaxar e andar com tranquilidade, os parques da cidade são ótimos cenários. Tanto no centro como no entorno do Plano Piloto é possível encontrar opções que satisfaçam o ciclista. Parque da Cidade Sarah Kubitschek, Parque Olhos D’Água e Parque Ecológico de Águas Claras são algumas das alternativas.

Trilhas

As trilhas podem ser a opção ideal para quem procura algo mais radical, como o mountain bike. Segundo a federação do DF, é a modalidade que mais reúne adeptos na cidade. Mesmo com a grande oferta de trilhas no entorno de Brasília, não é preciso ir longe para achar locais para praticar. O Jardim Botânico de Brasília e o Parque Ecológico Dom Bosco permitem que o usuário ande por meio de trilhas e tenha mais contato com a natureza.

Ciclofaixas

Lado a lado com os carros, as bicicletas ainda sofrem com o desrespeito e a falta de conhecimento de motoristas sobre as ciclofaixas — parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de bikes. Aos poucos, porém, os ciclistas ganham espaço e é comum ver grandes grupos pela cidade. Há mais de 200 grupos de pedal na capital. É uma questão de educação e conhecimento. 

*Programe-se

Parque da Cidade Sarah Kubitschek
Endereço: Eixo Monumental Sul, S/N
Visitação: todos os dias, das 5h à 0h

Parque Ecológico Olhos D’Água
Endereço: Quadras 413 e 414 – Asa Norte
Visitação: todos os dias, das 6h às 19h30
 

Parque Ecológico de Águas Claras
Endereço: Avenida Castanheiras – Centro. Situado atrás da Residência Oficial de Águas Claras, entre as quadras 301, 104, 105 e 106
Visitação: todos os dias, das 6h às 22h
 

Jardim Botânico de Brasília
Endereço: SMDB, Área Especial, s/n – Lago Sul
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: R$ 5 por pessoa. De terça a domingo, das 7h às 8h50, o acesso ao JBB é permitido somente a pedestres e ciclistas, sem cobrança de ingresso.

Parque Ecológico Dom Bosco
Endereço: Estrada Parque Dom Bosco, QI 29, Lago Sul
Visitação: todos os dias, das 8h às 22h

Por Elijonas Maia

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,