Longas nacionais que abordam questões de gênero entram em cartaz no Cine Brasília

A questão de gênero está em dois filmes nacionais que estreiam no Cine Brasília nesta quinta-feira (31). A animação A Cidade dos Piratas desafia o espectador a acompanhar uma narrativa complexa em termos de linguagem e conteúdo, abordando de maneira livre passagens da biografia do cartunista e dublê de transformista Laerte Coutinho (68 anos). Personagens das tirinhas Piratas do Tietê ganham a cena num convulsionado enredo que mistura ficção e crítica da realidade. 

Em outro filme, a câmera enquadra a atriz, cantora, maquiadora e transformista brasileira Rogéria, cuja carreira artística começou nos bastidores, maquiando celebridades do porte de Chacrinha, Norma Benguell, Dercy Gonçalves, Ronald Golias e Chico Anysio, na extinta TV Rio, antes de chamar para si as luzes do palco. No filme, depoimentos situam a importância de Rogéria, nascida Astolfo Barroso Pinto, e precursora do movimento de “drag queens”.

Uma mostra gratuita do novo cinema da República Dominicana, parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e a embaixada do país caribenho, traz destaques da filmografia local. 

Serviço
Cine Brasília
– Filmes com sessão paga, a R$ 12 a inteira (a bilheteria só aceita dinheiro)
– IV Mostra do Novo Cinema Dominicano (entrada franca)
Endereço: Asa Sul, entrequadra 106/107. Telefone: (61) 3244-1660.

FONTE:AGÊNCIA BRASÍLIA

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.