Metrô lançará pesquisa para avaliar qualidade do serviço

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O governo de Brasília lançará nos próximos dias uma pesquisa para avaliar a satisfação das pessoas que utilizaram o metrô em 2016. O resultado permite à Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) fazer projeções mais objetivas para a melhoria no sistema. O levantamento mais recente — relativo aos serviços em 2015 — apontou que, numa escala de 0 a 10, 83,8% dos passageiros frequentes deram notas entre 7 e 10 para o transporte.

O estudo encomendado pela empresa pública tem 120 páginas e aborda diversos aspectos. O vagão exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência, por exemplo, conta com a aprovação de 90,6% dos 2.960 entrevistados.

Em 31 de agosto de 2015, os carros exclusivos para esses dois públicos passaram a ser liberados durante todo o período de prestação do serviço metroviário, das 6 horas às 23h30 de segunda a sábado e das 7 às 19 horas aos domingos e feriados. Até então, a prerrogativa era aplicada apenas aos horários de pico da manhã e da tarde, nos dias úteis.

As pessoas que responderam à pesquisa, feita ao longo de 2016, também opinaram sobre a acessibilidade das 24 estações do DF. Para 75,6%, as formas para ingressar e sair das estações e dos trens são ótimas ou boas. A avaliação considerou escadas rolantes, elevadores e espaços para transitar, entre outros.

A limpeza dos trens foi outro quesito bem avaliado para quase 90% dos entrevistados. Sobre o horário de funcionamento das 6 horas às 23h30 de segunda a sábado, quase 70% disseram estar satisfeitos. Por outro lado, 64,2% desejam que o horário seja ampliado aos domingos e feriados.

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Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,