Nintendo Switch ajuda a conhecer o mundo!

Novo Nintendo Switch
Novo Nintendo Switch

As crianças aprendem a brincar desde pequenas, através de objetos como cubos, bolas, depois bonecas e carrinhos e jogos de diversos tipos e cores. É através do jogo que elas podem conhecer o mundo, conhecer tudo o que está ao redor. E com jogos eletrônicos como os que são possíveis jogar com o Nintendo Switch, aprender coisas do mundo é possível. 

Diferenciar objetos, formas, movimentos, pessoas, animais, tudo é possível durante um jogo. Inclusive, aprender os próprios limites. É evidente que os jogos com consoles Nintendo Switch, por exemplo, são para crianças acima dos 3 anos, que já começam a compreender o que estão fazendo. 

Enquanto joga, a criança pode desenvolver a sua imaginação, a observação e a capacidade de compreensão. Uma menina, um menino, pode aprender a comparar e associar, e isso só facilita e colabora com a formação integral do menor. 

As possibilidades do Nintendo Switch

Tanto física quanto mentalmente, os jogos eletrônicos colaboram no desenvolvimento das crianças:

a) Físico: desenvolvimento motor, sensorial, coordenação psicomotora.

b) Mental: criatividade, atenção, concentração, imaginação.  

Socialmente também são importantes, pois colaboram na formação de costumes de colaboração e de ajuda, de troca de informação e conhecimento. 

Uma criança que joga jogos eletrônicos costuma se divertir com os amiguinhos que também jogam. Há uma troca de informação, de gostos, de querer rir ou imaginar situações divertidas. Obviamente sempre sob o controle dos adultos, que devem verificar quais jogos são os indicados à idade de cada criança. 

O sucesso dos jogos eletrônicos

Hoje em dia os jogos eletrônicos estão espalhados no mercado, são consumidos massivamente. E esse sucesso deve-se ao desenvolvimento tecnológico que a sociedade está vivendo. 

Por outra parte, este tipo de jogos possui fases, etapas, dificuldades que vão crescendo ao longo da atividade, fato que estimula a continuar jogando para ir superando cada fase. Os diversos níveis de dificuldades convidam a uma concentração e atenção que são muito importantes para o crescimento da criança!

Existem jogos que utilizam imagens e música que atraem ainda mais ao pequeno jogador. Mas muita atenção, adultos: os jogos eletrônicos podem ter conseqüências negativas para as crianças se não for controlado o tempo e a qualidade do jogo. Isso quer dizer, controlar se a idade da criança é compatível com o jogo, e colocar um limite no tempo que a criança dedica a esse tipo de jogos.

Sempre sob controle dos adultos, as crianças poderão encontrar benefícios nos jogos eletrônicos, pois estes são uma forma de aprendizagem e treinamento para outras futuras atividades. Como?

  • Desenvolvimento da coordenação entre o olho e a mão (visão – tato)
  • Aprendizagem de linguagem
  • Treinamento matemático 
  • Estratégias de aprendizado informático

Aquelas crianças que começam cedo o contato com jogos eletrônicos, smartphones e tablets, por exemplo, terão a vantagem de crescer junto com a tecnologia. Desse jeito, poderão usufruir melhor de tudo o que for tecnológico ao longo da vida. O progresso fará da tecnologia algo cada vez mais fácil de usar. Novos aplicativos surgirão para facilitar a vida de todos!

A importância da compatibilidade com a idade

Mario e Luigi na Nintendo Swtich
Mario e Luigi na Nintendo Swtich

Na atualidade, os diversos jogos eletrônicos existentes possuem dificuldades que muitas vezes desestimulam à concentração e a vontade de continuar para resolver o problema. Um jogo cuja proposta e dificuldade não correspondam à idade da criança que estiver jogando, pode levar a frustração, tristeza e raiva. 

Os jogos eletrônicos só serão eficazes e positivos sempre que estejam acordes à habilidade e objetivos do menor. E para que isso possa acontecer, é necessário checar se o jogo corresponde à idade da criança. É justamente por causa disso que todos os jogos possuem uma classificação. 

Os adultos devem prestar atenção às habilidades que as crianças podem desenvolver jogando videojogos:

  1. Desenvolvimento de movimentos de força e resistência
  2. Coordenação motora
  3. Apertar e soltar
  4. Desenvolvimento da linguagem
  5. Habilidades cognitivas
  6. Capacidade de atenção
  7. Comunicação
  8. Relação meio – fim
  9. Reconhecimento de imagens
  10. Respostas negativas ou positivas
  11. Aprendizagem de procura
  12. Discriminação entre figura e fundo
  13. Distinguir formas diversas
  14. Aprendizagem de obedecer a instruções
  15. Processar informação 

O fato de interagir com o jogo possibilita que a criança controle o seu comportamento e isso beneficia qualquer tipo de aprendizagem, pois a concentração e a atenção são os pontos mais importantes para ‘aprender a aprender’ ao longo da vida. 

Sobre eldogomes.com.br 7246 Artigos
Por @EldoGomes | Jornalista e YouTuber.