No Dia da Amazônia, Manaus sediará 1º Fórum de Cidades Amazônicas

Conhecida internacionalmente como a capital da Amazônia, a capital do Estado se tornará o centro das discussões de estados que integram a Amazônia Legal, nos próximos dias 5 e 6, para debater com autoridades e especialistas em desenvolvimento sustentável os desafios enfrentados pelas gestões municipais na região quando o assunto é mudanças climáticas.

O 1º Fórum de Cidades Amazônicas, promovido pela Prefeitura de Manaus, com a parceria da Fundação Konrad Adenauer e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, acontece na mesma data em que se celebra o Dia da Amazônia, 5 de setembro, criado para conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta.

Além dos debates em torno da importância da conservação da Amazônia, segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, o evento servirá para apresentar o ‘Manifesto das Cidades Amazônicas’, às vésperas da 25ª Conferência Mundial do Clima, a COP 25, que acontece em dezembro deste ano, na cidade de Santiago do Chile.

Recentemente, durante o encerramento da Semana do Clima da América Latina e Caribe, em Salvador, o prefeito de Manaus fez uma fala contundente pela conservação da floresta, convidando todos os prefeitos presentes a participar da discussão, na capital amazonense, sobre a governança da questão ambiental.

A ideia é debater iniciativas regionais e cases de boas práticas que possam fortalecer a cooperação e os investimentos que tornem as cidades e territórios amazônicos mais sustentáveis, bem como promover a maior compreensão da atual situação da Zona Franca de Manaus (ZFM) e seus impactos para a sustentabilidade da floresta.

Como o foco da conferência anual da ONU este ano será o das mudanças climáticas, o Fórum de Cidades Amazônicas se reveste de grande importância por dar vez e voz aos municípios amazônicos.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever pelo site, clicando no banner do 1º Fórum de Cidades Amazônicas, bastando preencher a ficha de inscrição, que dará direito ao certificado de participação ao final do evento.

D24am Amazonas

Sobre eldogomes.com.br 7254 Artigos
Por @EldoGomes | Jornalista e YouTuber.