O futuro de Brasília e suas diretrizes, por Adelmir Santana, da Fecomércio/DF

eldogomes.com.br
Siga-me

Os empresários do comércio possuem uma visão clara sobre Brasília. Na opinião deles, a capital nasceu para ser uma das principais metrópoles da América Latina. Essa cidade tem vocação para o turismo, para a economia criativa, para a tecnologia da informação e, sobretudo, para o setor terciário. Era para o Distrito Federal ser uma referência nessas áreas, mas a burocracia, a falta de planejamento e as sucessivas crises políticas, administrativas e econômicas têm impedido o nosso crescimento. Preocupada em apontar soluções, a Fecomércio reuniu os seus sindicatos, buscou especialistas e passou mais de três anos elaborando propostas para esses problemas.

As diretrizes foram consolidadas em um documento chamado Brasília 2015. Esse trabalho foi entregue ao governador e aos deputados distritais no início de seus mandatos. Mas passados dois anos, surpreende que ainda hoje estejamos todos nós – gestores públicos, lideranças políticas, empresariais e sindicais – discutindo os mesmos temas já debatidos exaustivamente. Ou não conhecemos a cidade ou não existe intenção real de resolver qualquer problema que seja. Por isso mesmo muitos líderes se dispersam em inúmeros movimentos ao invés de fortalecer um projeto maior.

Particularmente, eu considero um desperdício. Acredito que boas ideias devem ser colocadas em prática e boas políticas, independente de seus autores, devem ter continuidade. Lembro que no trabalho produzido por 95 colaboradores da Fecomércio falamos da necessidade de revitalizar a W3, do dever de levar infraestrutura para o Entorno, da importância de se criar a região metropolitana do DF, da urgência em descentralizar e diversificar a economia brasiliense e de todas as ações imprescindíveis para melhorar nossa mobilidade urbana. Para cada obstáculo foi apontada uma solução. Agora, por que alguns ainda insistem em ressuscitar todo esse debate é algo a se questionar. Ou melhor, é “chover no molhado”.

Por Adelmir Santana
Presidente da Fecomércio/DF

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,