O Google mudou e agora o algoritmo promete acelerar internet

O Google revelou nesta sexta-feira, 21, mais detalhes sobre uma nova tecnologia que a empresa vem desenvolvendo há dois anos e que já está em uso desde março. Trata-se do BBR, um algoritmo de controle de congestionamento de TCP (protocolo de controle de transmissão) que agora será usado na plataforma de nuvem do Google.

Grosso modo, algoritmos de controle de congestionamento servem para equilibrar a velocidade na internet entre dois computadores numa rede de internet, por exemplo. Se um deles for muito rápido e o outro é muito lendo, esse sistema serve para balanceá-los de modo que dados não se percam no caminho entre os dois.

Ao “padronizar a velocidade”, por assim dizer, esse sistema acaba, consequentemente, também nivelando por baixo a performance da internet dos computadores envolvidos nessa troca – ou seja, você e uma página da web. Com o novo algoritmo do Google, esse controle de congestionamento é feito de forma mais eficiente para que a perda de informações seja calculada mais rapidamente.

Olhar Digital

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.