De acordo com a Associação Médica Brasileira (AMB), o Brasil possuía, em 2018, quase 453 mil médicos. Neste ano, os profissionais da área de Saúde reforçaram a importância do trabalho desenvolvido nos hospitais e clínicas, visto que, com a chegada da Covid-19, a sociedade teve que contar com a atuação destes profissionais para minimizar os impactos da doença.

A graduação de um médico é realizada com base nas habilidades clínicas e técnicas desenvolvidas em faculdades. Entretanto, além desses aspectos em específico, qualidades interpessoais como empatia, colaboração, boa comunicação e liderança também devem fazer parte do escopo do trabalho desta categoria.

Sabendo da necessidade de ampliar o debate acerca deste assunto, a Editora Leader lançará o livro “Médicos – O app está dentro de você”, no dia 11 de dezembro, para que a área médica cuide da própria saúde – física e mental -, de modo que seja possível atender melhor os pacientes.

“Trata-se exatamente do que se ouve antes de um avião decolar: coloque a máscara de oxigênio primeiramente em você e, somente depois, ajude as outras pessoas. Se não colocarmos a máscara em nós mesmos antes de tudo, ficaremos sem ar e não teremos condições de ajudar os outros”, conta Aline do Lago, médica e especialista em Retina Clínica e Cirúrgica, pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), e autora do livro.

A obra conta com o detalhamento de Hard Skills e Soft Skills dentro do escopo da Medicina. Além disso, a profissional busca trazer aspectos evolutivos da área e, além disso, reforça a importância de saber lidar com a vulnerabilidade.  “A habilidade fundamental do desenvolvimento da coragem são a disposição e a capacidade de encarar a vulnerabilidade. Só se pode ser um líder ousado se a pessoa souber ser vulnerável. Para se fazer uma boa liderança, deve-se ultrapassar o obstáculo do medo”, pontua no livro.

Sabe-se que, desde o seu surgimento, a Medicina mudou bastante, especialmente nas últimas décadas. “Médicos – O app está dentro de você” é uma produção pioneira por trazer aspectos únicos dentro da área médica. Para Andréia Roma, CEO da Editora Leader, a narrativa mostra o cuidado da profissional em mostrar a importância de possuir uma relação saudável consigo mesmo, se conectando com o seu “eu interno”.

Proativa