Oi apoia ação social para famílias de baixa renda

eldogomes.com.br
Siga-me

Cerca de duas mil famílias de baixa renda das comunidades do bairro Vergel do Lago, em Maceió (AL), foram contempladas com um auxílio emergencial de R$ 200,00, disponibilizado por meio de uma “carteira digital” no celular, que pode ser utilizada no pagamento de boletos, contas de água e luz, compras em comerciantes cadastrados da comunidade e recargas de celular de qualquer operadora. A iniciativa é do movimento ZAP DO BEM, organizado por um grupo de empresários que se uniram para apoiar populações vulneráveis em meio à pandemia do coronavírus com recursos privados doados por empreendedores e investidores com cunho apartidário. A partir da constatação de que, durante esse momento de pandemia, a disponibilização rápida e fácil de recursos emergenciais para comunidade seria extremamente benéfica para as populações vulneráveis de várias comunidades pelo país, os empresários buscaram a colaboração da Oi, que juntamente com a fintech Conta ZAP desenvolveram e colocaram para funcionar em cerca de 3 semanas um modelo de distribuição desses recursos com a utilização de uma plataforma digital que permite realizar operações financeiras por troca de mensagens no celular. Por meio desta plataforma, os moradores atendidos movimentarão, via aplicativo de mensagens WhatsApp®, os recursos destinados pela iniciativa ZAP DO BEM. Entre os idealizadores do movimento estão o empresário Daniel Goldberg e o CEO da Oi Rodrigo Abreu.

A plataforma funciona como uma carteira digital no celular (“mobile wallet”), e possibilita transações financeiras por aplicativos de mensagens. A ideia do ZAP DO BEM é que os recursos destinados sejam utilizados por moradores, comerciantes e líderes comunitários para ajudar a movimentar a economia local em Vergel do Lago, e que a partir da experiência inicial com a comunidade em Maceió, a iniciativa possa se expandir para ajudar comunidades em todo o país. Clientes de qualquer operadora poderão usar o serviço, bastando ter apenas usuários do aplicativo Whatsapp ®, e se cadastrar por meio de contato com o número do ZAP DO BEM ou a partir do site da iniciativa (www.zapdobem.com.br).

Por ter um funcionamento muito simples, esse modelo de conta digital é ideal para dar acesso à população não bancarizada a um sistema básico de transações financeiras como pagamentos de contas e recargas de celular. A abertura da conta digital é gratuita, rápida e exige apenas o cadastro dos dados simplificados do usuário, de acordo com os procedimentos definidos pelo Banco Central para esse tipo de movimentação de meios de pagmento. Para essa iniciativa, os beneficiários estarão isentos de tarifas sobre movimentações e transferências entre usuários, pagamento de contas, recargas ou emissão de boletos. O cliente envia uma mensagem de WhatsApp® para o número do ZAP DO BEM e só precisa se cadastrar interagindo com o chatbot da plataforma. Uma vez criada a conta, os beneficiados pela iniciativa poderão trocar mensagens com o chatbot no celular para realizar todas as transações e pagamentos disponíveis.

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,