Olimpíada do Conhecimento em Brasília

Você já imaginou ter um espelho virtual que ajuda a escolher a melhor roupa para sair de casa? Já pensou na comodidade de se ter uma geladeira que sinaliza itens que faltam e ajuda a fazer deliciosas receitas? Ou ir a um centro de saúde para imprimir um gesso anatômico que pode ser molhado? Essas e outras tecnologias da Indústria 4.0 estão mais perto do que se imagina e serão apresentadas na Olimpíada do Conhecimento, que ocorre de 5 a 8 de julho no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

O evento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), mostrará inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação. Em uma área de 25 mil metros quadrados, a OC2018 deve atrair cerca de 40 mil pessoas entre representantes de empresas, do governo e estudantes. A entrada é gratuita.

De acordo com o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, que também é diretor-superintendente do SESI, o intuito da Olimpíada é mostrar a necessidade de a indústria inovar constantemente para melhorar a qualidade de vida da população, ser mais eficiente no uso de recursos naturais e gerar melhores empregos e renda.

“No domínio das tecnologias 4.0, a educação assume papel central. Por isso, no evento, serão apresentadas ainda inovações usadas em salas de aula do SESI e SENAI para formar o profissional do futuro e prepara-lo para lidar com um mundo dinâmico de constantes e rápidas transformações”, afirma Lucchesi.

A Olimpíada terá dois ambientes: a Cidade Inteligente, que demonstrará tecnologias que promovem o uso eficiente de recursos, a redução dos impactos ambientais e a melhoria da qualidade de vida das pessoas; e a Escola do Futuro, que tem o objetivo de desenvolver nos alunos competências e habilidades para lidar com a Indústria 4.0. No evento, haverá atores fazendo performance em diversos espaços para demonstrar o impacto das novas tecnologias na rotina das pessoas.

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,