Ônibus por aplicativo começa a funcionar em São Paulo

Como os passageiros escolhem onde querem embarcar e desembarcar, os veículos fazem paradas fora dos pontos tradicionais ao longo do trajeto

Um número expressivo de pessoas vive na região metropolitana ABCD da capital paulista, muitas delas fazem um trajeto diário para os centros comerciais de São Paulo. Se utilizar o próprio carro não é uma opção viável, as alternativas estão entre o uso de ônibus metropolitanos ou aplicativos de corrida, como Uber e 99. No entanto, surge uma nova opção no mercado que promove viagens confortáveis via aplicativo.

O aplicativo da UBus agora disponibiliza o serviço de rotas que liga São Bernardo do Campo à Berrini, região corporativa de São Paulo. A frota de ônibus é operada pela Metra, concessionária responsável pelas linhas de ônibus que ligam cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

A empresa que opera a frota é conhecida pelos seus ônibus em trólebus, híbrido e elétrico. No entanto, para o serviço integrado com a UBus o serviço utiliza ônibus rodoviários, com cadeiras reclináveis e estofadas, ar condicionado, bagageiro inteiro, wi-fi, tomadas USB e até mesmo um elevador para usuários em cadeira de rodas. Além disso, a linha batizada 376-SBC, foi autorizada pela EMTU e por isso tem permissão de circular em corredores de ônibus convencionais. Atualmente, são 15 ônibus em operação.

Como os passageiros escolhem onde querem embarcar e desembarcar, os veículos fazem paradas fora dos pontos tradicionais ao longo do trajeto.

O aplicativo funciona em Android e iOS e para utilizá-lo após o download, o usuário realiza um rápido cadastro e então solicita a viagem detalhando o local de origem e destino. O aplicativo vai indicar qual é o horário da próxima viagem e onde é o melhor local de embarque. Além disso, é possível agendar viagens e até mesmo reservar assentos. O pagamento pode ser feito tanto por cartão de crédito, dinheiro ou BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano).

Ao final da operação, é gerado um QR Code que deve ser apresentado na hora do embarque. As informações dos passageiros aparecem para o motorista em um tablet, indicando em que pontos o ônibus deve parar para embarque e desembarque.

A passagem custa R$ 14,50, quase três vezes o valor de um ônibus metropolitano normal. Porém, em um cálculo feito pela empresa que opera a linha, é estimado que quem utiliza o serviço da Ubus economiza cerca de R$ 7 mil (por ano) comparado a quem percorre o mesmo caminho de carro.

FONTE: OLHAR DIGITAL

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,