ONU se prepara para impactos do novo coronavírus

O Escritório da ONU para a Coordenação dos Assuntos Humanitários, Ocha, está executando planos contra o impacto do covid-19 sobre crises humanitárias. 

Em Genebra, o porta-voz do Ocha, Jens Laerke, disse que a agência está determinada a manter sua agenda de trabalho para salvar vidas nas áreas mais carentes do mundo.

A pandemia já afeta mais de 140 países, alguns deles com o obro do fardo por conflitos, desastres naturais e mudanças climáticas. Nesse momento, mais de 100 milhões de pessoas já contam com o apoio das agências humanitárias das Nações Unidas.

O Ocha informou que continuará agilizando a captação de recursos e mantendo operações humanitárias eficazes que atenda a todos.

A agência também está atuando com os Estados-membros e o setor privado para garantir financiamento e equipamentos disponíveis nos países mais vulneráveis do mundo.

Parceiros

A Organização Mundial da Saúde, OMS, fez um apelo de US$ 675 milhões para financiar a resposta à pandemia. Atualmente, o Ocha coopera com outros parceiros para emitir um apelo humanitário global.

O subsecretário-geral para os Assuntos Humanitários, Mark Lowcock, já disponibilizou US$ 15 milhões do Fundo Central de Resposta de Emergência, Cerf, para ajudar a financiar os esforços da OMS e do Unicef.

Outros fundos administrados pelo Ocha em países também estão aumentando. O financiamento já foi atribuído para aumentar a preparação imediata no Afeganistão, no Sudão e na Jordânia.

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,