Pesquisa aponta que mais de 151 milhões de smartphones no Brasil já possuem internet de quarta geração

Cropped shot of a group of colleagues using their smart phones in synchronicity

Enquanto a indústria de comunicação e tecnologia já projetam os avanços transformadores que a rede 5G deverá propiciar nas diferentes esferas de conexão, o território brasileiro ainda contabiliza os avanços da rede 4G, que, ao final do mês de outubro, passou a estar disponível em 4.651 municípios do País.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Telecomunicações, Telebrasil, em um ano, 352 novas cidades brasileiras receberam a infraestrutura de conexão da quarta geração. Com isso a cobertura 4G passou a alcançar 96,5% dos locais onde a população do País reside.

O grande salto na cobertura da rede de quarta geração no Brasil aconteceu entre os anos de 2016 e 2017, de acordo com dados da Telebrasil. Naquele período, os municípios cobertos pelo 4G subiram de 837 (em outubro de 2016) para 3.363 (no mesmo mês de 2017).

A análise da Associação também mostra que o número de aparelhos de celular conectados à rede 4G também aumentou. Ao final de outubro, o País tinha 151 milhões de smartphones de quarta geração. De novembro de 2018 a outubro de 2019, foram ativamos 25 milhões de novos chips 4G, o que configura um crescimento de 20% em comparação com o ano anterior.

A quantidade de telefones celulares habilitados para a rede 4G correspondem a 66% dos aparelhos móveis em funcionamento no Brasil, de acordo com dados mais recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), referentes a outubro de 2019. No total, ao final de outubro havia 223,3 milhões de celulares em funcionamento no País. Os aparelhos de terceira geração (3G) correspondem a 20,4% desse total.

A Anatel prevê a realização do leilão de frequências 5G no Brasil no primeiro trimestre de 2020. As regras, no entanto, ainda não estão definidas.

FONTE: MEIO & MENSAGEM

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,