Últimas Notícias

Pesquisa inédita da Oi Futuro apresenta relação do público com museus no Brasil

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, apresenta no dia 22 de maio, às 19h, o resultado da pesquisa de tendências inédita “Narrativas para o Futuro dos Museus”, em evento no Centro Cultural Oi Futuro.  O estudo faz um raio-x da percepção do público sobre museus brasileiros e aponta tendências e desafios para repensar o papel do museu no país e engajar mais visitantes. A pesquisa parte de dados quantitativos e qualitativos levantados para projetar como os museus podem transformar o modo como influenciam a vida contemporânea, promovendo experiências que estimulem a participação ativa do público.

A pesquisa foi desenvolvida pelo instituto Oi Futuro em parceria com a Consumoteca, envolvendo análise de relatórios internacionais sobre tendências relacionadas a museus e um corpo de especialistas em museologia, patrimônio, educação e história. Foram ouvidos 600 brasileiros, frequentadores e não frequentadores de museus, das classes A, B e C, de todas as regiões do Brasil, durante o segundo semestre de 2018. O processo incluiu ainda grupos focais em cinco capitais (Rio, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Belém), que trouxeram informações qualitativas sobre o perfil comportamental do público de museus e uma visão sobre a experiência digital com museus nos país.

O objetivo da pesquisa é apontar alternativas e estratégias para que os cerca de 3.000 museus brasileiros registrados no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) possam se comunicar melhor com o público de hoje, conquistar novos visitantes e seguir como espaços relevantes de produção cultural, aprendizagem, conservação da memória coletiva e fortalecimento de comunidades. O estudo será disponibilizado para download nas principais redes de referência do campo da museologia e patrimônio.

A pesquisa faz parte da linha de atuação do Oi Futuro na produção de conteúdo de referência e no estímulo à inovação. No campo dos museus, o instituto atua através do Museu das Telecomunicações – pioneiro em interatividade e gamificação – e na geração de conteúdos e articulação de redes para formação de novos públicos, promovendo pesquisas, seminários e cursos.

Dica!

Apresentação da pesquisa “Narrativas para o Futuro dos Museus”

Quando: Quarta-feira, 22 de maio, às 19h

Onde: Centro Cultural Oi Futuro (r. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo)

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.