Precisamos falar sobre os youtubers mirins

A discussão em torno das ações de marcas voltadas a youtubers mirins e, consequentemente, a seus seguidores, chegou até o Ministério Público Federal (MPF). Na semana passada, por meio da Procuradoria da República do Estado de São Paulo, foi instaurado um inquérito civil para investigar uma denúncia do Criança e Consumo, do Instituto Alana, sobre “possível” publicidade abusiva realizada pelo McDonald´s por meio do envio de produtos a youtubers mirins.

Dentre as providências, o MPF solicitou ao YouTube esclarecimentos sobre restrições de publicidade infantil. Ao Meio & Mensagem, o YouTube afirmou, em nota, que qualquer publicidade precisa estar em conformidade e que os criadores que participam do programa de anúncios vendidos precisam seguir as políticas da plataforma. “A idade mínima para gerenciar um canal é de 13 anos. O que acontece no caso de canais infantis é que o YouTube orienta que eles sejam criados e gerenciados pelos pais ou responsáveis das crianças, que devem participar ativamente do processo e escolher a melhor forma de manter seus filhos protegidos”, diz o Youtube.

Já o McDonald´s afirma que não faz ações com youtubers mirins e que pratica, desde 2007, uma política institucional que inclui um código de ética próprio em comunicação publicitária de alimentos. De acordo com Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Instituto Alana, a comunicação mercadológica dirigida ao público infantil, em especial aquela utilizando os youtubers mirins, aproveita-se da audiência desses canais para se comunicar com as crianças. “Além de exigir das empresas o fim dessa prática, é importante que aquelas que hospedam esses vídeos também se responsabilizem e restrinjam esse tipo de ação de marketing”, explica Ekaterine.

No início do mês, o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro já havia recebido uma denúncia contra outras 14 empresas de setores como vestuário, material escolar, turismo e brinquedos que estariam praticando o envio de produtos a crianças, prática tradicionalmente conhecida como unboxing. Claudia Almeida, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), explica que a discussão sobre a prática de propaganda envolvendo os youtubers mirins deve ganhar cada vez mais atenção tendo em vista a capacidade de alcance que possuem os canais. “Hoje, legalmente, temos todos os elementos que regulam a publicidade dirigida às crianças e o que vale para a televisão vale para internet e qualquer outro canal”, diz Claudia Almeida, lembrando que existem canais que ultrapassam um milhão de inscritos.

Dentre as empresas denunciadas ao MPF, a BIC informou ao Meio & Mensagem que envia kits e produtos a jornalistas, blogueiros, youtubers e clientes, mas que não tem essa atividade como rotina. “A BIC pauta todas as suas atividades de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Conar. ”

Meio e Mensagem

 

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,