Projeto Txai Resorts para preservar as tartarugas marinhas permite adoção de um ninho de tartarugas

eldogomes.com.br
Siga-me

O Txai Itacaré, membro do restrito grupo de hotéis Relais&Châteaux, está na paradisíaca praia de Itacarezinho, ao sul da Bahia. Em meio a 100 hectares de Mata Atlântica nativa, 38 charmosos bangalôs contam com deck de madeira suspenso, revelando a exclusividade do premiado resort.  A gastronomia, arquitetura e até o aclamado SPA Shamash Healing são convites para um verdadeiro mergulho na cultura e beleza local.

Um ninho para chamar de seu

Essa tartaruga foi feita com carinho e de maneira artesenal por mulheres que moram em comunidades tradicionais localizadas no entorno do Txai Itacaré.

Entre os projetos realizados pelo resort está o Txaitaruga, que em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA) e com o TAMAR permite a adoção de um ninho de tartarugas por hóspedes e não hóspedes. Sim, é possível, por exemplo, presentear alguém querido com um ninho. Há certificado de adoção e todos os detalhes sobre as tartaruguinhas. Informações sobre o desenvolvimento dos ovos e o nascimento são enviadas ao adotante, além de fotos muito fofas.

Txaitaruga

O projeto nasceu junto com o resort e tem como missão a preservação de tartarugas marinhas que estão ameaçadas de extinção e desovam na região. Durante todo o ano, uma equipe de profissionais capacitados realiza o monitoramento das praias, cuidando dos ninhos e contribuindo para a manutenção das espécies. Desde 2004, mais de 60 mil tartaruguinhas foram amparadas. Um detalhe interessante é que durante a noite grande parte do Txai Itacaré fica no escuro para ajudar na desova.

O Instituto Companheiros do Txai ajuda a preservar os recursos naturais da região para as futuras gerações com essa e outras ações socioambientais voltadas ao desenvolvimento consciente da comunidade.

FONTE: JORNAL DE TURISMO

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.