Projetos do Programa Conexão Cultura #Negócios do DF serão levados para eventos estratégicos em 8 países

Brasília afirmou sua vocação para a economia criativa com a publicação hoje (8) do resultado final da seleção do Programa Conexão Cultura #Negócios, que seleciona projetos para participar de eventos estratégicos do mundo dos negócios. Ao todo, foram contempladas 56 inciatiavas.

O South by Southwest, em Austin, Texas (EUA), mais conhecido pela sigla SXSW, um dos principais eventos de economia criativa do mundo, foi um dos mais procurados. Para atender à demanda, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) remanejou R$ 225.057 de recursos a fim de contemplar mais propostas interessadas em participar da feira.

As 15 vagas originais para o evento mais multisetorial do mundo, que contempla projetos e produtos nas áreas de audiovisual, música, interatividade, jogos eletrônicos, editoração e artes visuais, saltaram para 27. Cada uma das propostas vencedoras recebem R$ 18.754,75.

O secretário Adão Cândido lembra que o programa Cultura #Negócios visa promover e difundir a arte e cultura produzida aqui: “esta é uma forma de ampliar o mercado cultural do DF para o exterior, ajudando a criar modelos de negócios mais eficazes”.

A subsecretária de Economia Criativa Érica Lewis lembra que o remanejamento de recursos mostra a eficiência da pasta em atender ao interesse das ações empreendedoras nesse segmento. “Brasília é forte no audiovisual, mas também competitiva em outros produtos culturais contemporâneos”, diz ela. Esse segmento aparece como segundo destaque no edital em eventos dedicados a ele, como Ventana Sur (Buenos Aires), Festival de Berlim e MIP Cancun (México), com treze contemplados.

Outras iniciativas serão apresentadas na França, Canadá, Cabo Verde e Chile.

Confira o edital com resultado final: http://www.fac.df.gov.br/wp-content/uploads/SEI_GDF-31029156-Resultado-final.pdf

FONTE: SECRETARIA DE CULTURA DO DF

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.