Últimas Notícias

Quem quer estudar fora do Brasil precisa conhecer o IELTS com a TotalPrep

Para começar uma nova história, uma carreira promissora ou apenas mudar de país. Muitas pessoas buscam o exame IELTS.

O International English Language Testing System (IELTS) é voltado para aqueles que desejam realizar um curso de graduação ou pós no exterior. No geral, pessoas que precisam comprovar o domínio da língua falada.

 O IELTS é aceito em mais de 10 mil instituições em 140 países. Por conta da sua relevância o exame atrai mais de 1.7 milhões, que tem a oportunidade concorrer a vagas em mais de 7 mil instituições pelo mundo. Reconhecido por mais de 9 mil organizações por todo o continente, incluindo universidades, empregadores, instituições profissionais, autoridades e outras agências governamentais.

O exame é desenvolvido pelo British Council em parceria com o IDP Austrália e a Universidade de Cambridge. O IELTS é uma alternativa ao TOEFL nos Estados Unidos, onde o outro teste é mais popular.

 O IELTS está disponível em duas versões diferentes: Academic e General Training. Os dois tipos de exames possuem 4 módulos: Listening (interpretação oral), Reading (interpretação de texto), Writing (redação) e Speaking (conversação).

 A avaliação averigua diferentes níveis de competência da língua inglesa. Desenhado para avaliar alinguística de pessoas que desejam estudar ou trabalhar em lugares onde o inglês é língua de comunicação oficial.

 Disponível em duas versões: Academic e General Training, que possuem quatro módulos: Listening (compreensão aural), Reading (interpretação de textos), Writing (escrita) e Speaking (conversação).

 A prova do IELTS é dividida em 4 seções: Listening, Reading, Writing e Speaking. Ela é uma prova feita em papel e a seção do Speaking é feita cara a cara com o avaliador. É muito importante saber que a prova pode ser dividida em dois dias, o que é bem comum.

 Academic: para interessados em ingressar em programas de graduação ou pós-graduação no exterior, ou para registro profissional em outros países;

 General Training: para interessados em trabalhar no exterior, migrar para países de língua inglesa, ou mesmo estudar em nível técnico ou médio.

 Todos os candidatos realizam a mesma tarefa em Listening e Speaking. Já as modalidades Reading e Writing serão distintas de acordo com a versão escolhida (Academic ou General Training).

 O teste é desenhado para avaliar as competências linguísticas em uma série de níveis. Não há nota mínima para passar no IELTS. Os resultados são apresentados em bandas de escore numa escala de 1 (a mais baixa) até 9 (a mais alta).

 De acordo com Tiago Freire, coordenador pedagógico de cursos como IELTS, ele faz uma avaliação sobre o tempo de preparação: “Vai depender da nota que o estudante busca!Em suma,ele se precisar de 6,5 que é uma pontuação bem comum, no mínimo de 40 horas, considerando que o nível pode variar entre intermediário e avançado. Se tiver nível avançado, normalmente 20 horas seriam suficientes e já consegue abrir um leque de possibilidades”, conta.

Como me inscrever?

As inscrições são feitas no site do IELTS Brazil, e é recomendado que se faça a inscrição no mínimo cinco semanas antes da data desejada. A inscrição custa R$ 840,00 e a prova é oferecida em 9 locais diferentes (como São Paulo, Rio de Janeiro,  Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Natal, Porto Alegre e Recife). As datas estão disponíveis no site do IELTS no momento do registro e estão disponíveis praticamente todo os meses do ano.

Como se preparar

A TotalPrep tem especialistas que podem auxiliar na jornada por uma boa colocação no IELTS. , o próprio site do IELTS oferece simulados. Além disso, existem livros de simulados e livros preparatórios para o IELTS. Além de cursos presenciais. Minha recomendação é fazer simulados, estudar gramática solidificando estruturas de nível básico, intermediário e avançado e contratar um professor (ou um amigo fluente) que possa ajudá-lo a formatar e corrigir as redações, além de treinar o speaking.

É possível reprovar no IELTS?

“Reprovar não seria a resposta exata! A pontuação varia entre0 e 9 pontos. O resultado estará disponível para consulta no site depois de 13 dias corridos. E o documento oficial tão esperado pelos examinados é enviado por correio na mesma data”, explica Tiago.

Posso refazer o teste?

Pode! Mas, é recomendado mais de estudo entre um teste e outro para que seja possível aumentar a nota. A preparação com especialistas é o caminho para que o resultado seja assertivo e os objetivos sejam alcançados com êxito.

TOTALprep | Cursos preparatórios para:
GMAT®, GRE®,SAT®,TOEFL®, SAT®, IELTS®
Horário de Atendimento : Segunda a Sexta-Feira das 15 às 22:00
Endereço: Avenida Paulista, 2202 6° andar – Bela Vista, São Paulo – SP
Telefone: (11) 96301-7701 (WhatsApp)
Instagram: https://www.instagram.com/totalprepbrasil/
Facebook: https://www.facebook.com/totalprep.oficial/
Site: https://www.totalprepbrasil.com.br/

eldogomes.com.br

Por @EldoGomes | Jornalista Multimídia e YouTuber.