
- Nesta terça-feira o Boninho libera a lista dos participantes do BBB 21 - 18 de janeiro de 2021
- Rafael Prudente dá o tom da sua gestão como presidente da Câmara Legislativa até 2022 - 17 de janeiro de 2021
- Projeto do Governo Ibaneis Rocha quer gerar 4 mil empregos no centro de Brasília - 17 de janeiro de 2021
Em pronunciamento nesta quinta-feira (19), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o país encontrou um remédio para combater o coronavírus. A droga hidroxicloroquina teve bons resultados em pacientes infectados pelo vírus e deve ser aprovada em breve pela Food and Drug Administration (FDA), a Anvisa norte-americana.
A hidroxicloroquina, um remédio utilizado para o tratamento da malária e da artrite reumatoide, entre outras enfermidades, é a aposta do governo dos Estados Unidos para combater o novo Coronavírus.
O medicamento, que é uma variante da cloroquina, apresentou resultados satisfatórios em alguns estudos, dando mostras de que pode ajudar a curar a Covid-19, principalmente se o seu uso for combinado com um antibiótico, atuando no tratamento e na profilaxia da doença.
Encontrada com os nomes comerciais Plaquinol e Reuquinol, a substância e a sua variante são capazes de inibir a fusão do vírus com a célula do hospedeiro, impedindo a contaminação, além de apresentar outros mecanismos antivirais, conforme mostrou um estudo in vitro feito por pesquisadores em Wuhan, na China, cidade onde a doença começou a se espalhar.
Resultado semelhante com o uso da droga, que é de baixo custo e considerada sem risco, já havia sido obtido durante a epidemia de SARS, causada por outro tipo de Coronavírus no início dos anos 2000, que se espalhou pelo sudeste asiático.
É preciso conversar com seu médico. E, se for o caso, avaliar possíveis efeitos colaterais.