Remédio que pode combater coronavírus em seis dias

Em pronunciamento nesta quinta-feira (19), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o país encontrou um remédio para combater o coronavírus. A droga hidroxicloroquina teve bons resultados em pacientes infectados pelo vírus e deve ser aprovada em breve pela Food and Drug Administration (FDA), a Anvisa norte-americana.

A hidroxicloroquina, um remédio utilizado para o tratamento da malária e da artrite reumatoide, entre outras enfermidades, é a aposta do governo dos Estados Unidos para combater o novo Coronavírus.

O medicamento, que é uma variante da cloroquina, apresentou resultados satisfatórios em alguns estudos, dando mostras de que pode ajudar a curar a Covid-19, principalmente se o seu uso for combinado com um antibiótico, atuando no tratamento e na profilaxia da doença.

Encontrada com os nomes comerciais Plaquinol e Reuquinol, a substância e a sua variante são capazes de inibir a fusão do vírus com a célula do hospedeiro, impedindo a contaminação, além de apresentar outros mecanismos antivirais, conforme mostrou um estudo in vitro feito por pesquisadores em Wuhan, na China, cidade onde a doença começou a se espalhar.

Resultado semelhante com o uso da droga, que é de baixo custo e considerada sem risco, já havia sido obtido durante a epidemia de SARS, causada por outro tipo de Coronavírus no início dos anos 2000, que se espalhou pelo sudeste asiático.

É preciso conversar com seu médico. E, se for o caso, avaliar possíveis efeitos colaterais.

Da Istoé Dinheiro

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,