Retomada do Turismo começa pelo mercado doméstico

O IV Boletim Panorama da Retomada do Turismo, divulgado pelo Observatório da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo), traz resultados de pesquisas recentes que ressaltam as tendências atuais no setor. Ao acessar o boletim, é possível obter os principais dados do estudo feito pela plataforma Decolar, para identificar tendências de viagem no pós-pandemia, e a pesquisa do TRVL LAB, com o propósito de dimensionar e analisar os impactos da crise na indústria de viagens e de turismo. 

O texto divulga, ainda, um recorte da pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Goiás denominada “Melhores Práticas de Sanitização para receber Turistas e Visitantes: Região das Águas e Cavernas”.
 

Decolar

Segundo pesquisa realizada pela plataforma  Decolar, com base na experiência e na interação com os clientes, há um consenso de que a retomada começa pelo mercado doméstico. Os viajantes também estão optando por destinos que oferecem contato direto com a natureza e sem aglomeração, devido às limitações de isolamento impostas pelo novo coronavírus. O consumidor está claramente preocupado com sua saúde e segurança, buscando preferencialmente hospedagens e serviços que sigam os protocolos definidos pelas autoridades. 
 

TRVL LAB

Outra pesquisa relevante e de ponta é a terceira sondagem realizada pela TRVL LAB, Laboratório de Inteligência de Mercado em Viagens. Foram ouvidos 419 viajantes e 300 empresas de Turismo, sendo que 85% delas atuam no mercado de agências de viagens. Segundo o estudo, dos viajantes que foram impactados pela Covid-19 com cancelamentos de seus planos, mais de 50% adiaram as viagens, e a maioria dos que adiaram (33%) remarcou para 2021. 

Os índices de quem garante que irá viajar este ano estão baixos, mas o desejo continua alto: 65% dos consumidores continuam ativamente de olho em oportunidades de pacotes e promoções. Já  as empresas mostram sinais tímidos de retomada, e confirmam que os clientes buscam destinos nacionais, escapadas e reservas de última hora.
 

Sanitização

A pesquisa “Melhores Práticas de Sanitização para receber Turistas e Visitantes: Região das Águas e Cavernas”, realizada pelo Observatório da Goiás Turismo, destaca a preocupação de comunidades e turistas no que se refere aos protocolos de biossegurança e seu alinhamento às determinações legais de cada local (Estados e municípios), bem como às orientações da Organização Mundial da Saúde. 

Acesse o Boletim IV Boletim Panorama da Retomada do Turismo
  Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) - Governo de Goiás

@EldoGomes

🎙|| Jornalista Multimídia, Apresentador e Youtuber de entretenimento. 🎮|| Blogueiro desde 2007 e com 11 anos de atuação no jornalismo digital. 🗺|| Autor do Ebook "Jornalismo de Turismo" e colunista/influencer de viagens.