Criação da Região Metropolitana do DF avança no Congresso

eldogomes.com.br
Siga-me

Izalci Lucas defende a transformação da MP em lei para garantir a integração dos munícipios goiano e mineiro com o Distrito Federal.

Nesta quinta-feira (28), foi realizada audiência pública para debater a Medida Provisória nº 862/2018, que cria a Região Metropolitana do Distrito Federal e facilita as ações administrativas na região do entorno da capital federal. A MP está sendo apreciada por uma Comissão Mista composta, em sua maioria, por parlamentares do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.

Integrante da comissão, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) lamentou a ausência dos governadores convidados para participar da audiência pública. “Esse tema é de suma importância, seja para o Estado de Goiás, seja para o Distrito Federal, e até mesmo para Minas Gerais, apesar de que são poucos municípios. Nós não teremos um Distrito Federal e região do Entorno desenvolvidos se não tivermos essa parceria”, observou o senador.

Izalci destacou que a MP tem como objetivo promover a integração entre o DF e os municípios goianos e mineiros. “O Distrito Federal sempre teve essa iniciativa e vontade de ter essa parceria com o Estado de Goiás e Minas Gerais”, enfatizou o parlamentar.

O senador lembrou que muitas prefeituras não possuem recursos financeiros para realizar benfeitorias em suas cidades e que por isso existem divergências quanto ao fundo constitucional destinado para o DF. “Quando o fundo foi criado, em 2002, ele supria toda a necessidade da área de segurança, saúde e educação. O fundo hoje passou por um reajuste. Nós não vamos discutir essa questão do fundo nessa MP”, ressaltou Izalci Lucas.

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,