TV Cultura retrata os 60 anos da APCA em documentário inédito

A TV Cultura homenageia uma das mais antigas e respeitadas entidades de críticos do Brasil, a Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), com a produção e exibição do documentário inédito APCA – 60 Anos de Arte, que irá ao ar nesta quinta-feira (7/7), às 23h30.

 

Criada em 1956 e, durante muito tempo, premiando apenas os espetáculos teatrais, em 1971 a APCT (Associação Paulista de Críticos Teatrais) transformou-se em APCA e passou a premiar diferentes categorias artísticas, entre elas a televisão, o cinema, a música popular e erudita, artes plásticas, dança, arquitetura e, mais recentemente, a moda.

 

Atualmente, a APCA premia 12 diferentes categorias de produções e artistas brasileiros, caracterizando-se como um dos maiores prêmios em abrangência artística de todo o mundo.

 

Neste documentário produzido pela TV Cultura, com direção de Helio Goldsztejn, o público conhece não só as origens da APCA, mas também sua trajetória de luta, afirmação e reconhecimento dos artistas durante o duro período da ditadura militar em nosso país e a percepção da crítica de São Paulo em relação aos movimentos artísticos contemporâneos, antecipando assim tendências e criadores que viriam a se tornar, no futuro, ícones da cultura brasileira.

 

Fernando Meirelles, Tata Amaral, Helena Katz, Erika Palomino, Maria Bonomi, Paulo Mendes da Rocha, Eva Wilma e figuras históricas da memória da APCA, como Ilka Zanotto, Oswaldo Mendes e Sábato Magaldi, são alguns dos muitos nomes que participam desse documentário. O longa conta ainda com vasto material de arquivo da própria emissora, onde o público reviverá momentos marcantes da arte no Brasil e de figuras como Marília Pera,  Mario Lago, Camargo Guarnieri, Tomie Ohtake, Paulo Autran, e tantos outros.

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,