Últimos dias para conferir a Feira dos Países no Iguatemi Brasília

eldogomes.com.br
Siga-me

Quem ainda não teve oportunidade de visitar a Feira dos Países na praça central do Shopping Iguatemi, em Brasília, tem até o domingo, 30 de abril para conferir os produtos artesanais e raramente encontrados no mercado formal brasileiro, vindos de várias partes do país e do mundo.

“A procura do público tem sido muito grande. Além dos produtos, o público leva para casa muito conhecido. O intercâmbio é muito satisfatório para os expositores que ficam muito tempo longe de casa. Há uma curiosidade do brasileiro em saber mais sobre outros países e dos estrangeiros, um orgulho de compartilhar suas histórias”, comenta Maria de Lourdes Makowiecky, organizadora do evento.

Na Feira dos Países estão sendo comercializados produtos da Turquia, Senegal, Peru, Índia, Paquistão e África do Sul. O Brasil é representado pelos estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. O espaço artesanal funciona de acordo com o horário do Shopping: de segunda a sábado das 10 às 22h e aos domingos e feriados das 13 às 21h. Os produtos podem ser adquiridos por cartão de crédito, débito e também em dinheiro. A entrada à Feira é gratuita, devendo ser respeitadas as regras de estacionamento do Shopping.

Secular e moderno

A Turquia nos remete a religião, belezas naturais, grandes mercados, balões e a tradições! E as cerâmicas são um dos legados históricos dessa civilização apaixonante. Datada dos séculos 8 e 9, a produção da cerâmica turca passou de geração em geração sem perder sua essência. Foi aperfeiçoada em seus tons, formas e particularidades e seu material foi ricamente modernizado podendo ser utilizadas não somente como objetos de decoração, mas também de mesa, já que o material suporta a ação do forno de micro-ondas. Esse material é pintado à mão com cores fortes e vibrantes e também são reproduzidos em peças do imaginário infantil, como a lâmpada de Aladim.

As luminárias são outro charme observado no stand da Turquia e o aprendizado sobre a origem, a fé e os mistérios do Olho Grego ou Turco é o bônus para quem passar pela Feira dos Países no Iguatemi.

Continente africano

O colorido dos tecidos das roupas masculinas e femininas, o corte e design muito diferentes dos vistos em editoriais de moda chamam a atenção no stand da África do Sul, coordenado por Moses Ogeh Friday.

Também do continente africano, Mor Wasar participa da Feira dos Países apresentando produtos e muito da cultura do Senegal. A exuberância das mercadorias como turbantes, roupas coloridas e acessórios são o ponto alto do stand. Mor apresenta também tecidos para confecção de roupas e as conhecidas e misteriosas máscaras senegalesas. Estes objetos presentes em rituais religiosos. Mor orienta sobre seus significados e locais apropriados para serem instalados em casa ou locais de trabalho e convivência.

Muito brilho!

O stand do Paquistão reúne objetos variados. Os produzidos em madeira e pintados à mão são indicados para a decoração. Mas há as peças utilitárias, que podem ser agregadas à rotina doméstica como uma mesa petisqueira e utensílios de cozinha.

Outros produtos muito procurados pelas brasileiras são os calçados. sandálias rasteirinhas e as sapatilhas decoradas com pedrarias como strass e também bordados em lindíssimas cores vibrantes, são a representação do exotismo da arte oriental.

Mas o que mais chama a atenção são as joias. Colares, anéis, brincos e pulseiras com muitas pedras como ônix, rubi e esmeraldas chamam a atenção. Os objetos podem ser experimentados e o artesão Rashid auxilia na escolha da mais adequada e sugere para quais momentos devem ser usadas.

Detalhes em ouro

Leves, de cores fortes e com diversas estampas e geometrias, os tecidos originários da Índia são marcantes. Em algodão e linho, foram importados para a Feira dos Países do Iguatemi Brasília por Ankur Goel, que apresenta também móveis em madeira talhados a mão e com detalhes em ouro que provocam contraste com a decoração e proporcionam elegância e originalidade ao ambiente. Goel apresenta ainda os atraentes e encantadores tecidos das pashminas, as colchas, capas de almofadas e o patchowork em vários produtos.

Colorido que encanta

Nascido no Peru, Yenny Martinez tem em seu stand sortidos produtos alusivos à sua cultura. Além das tradicionais mantas peruanas e casacos tricotados em lã, o artesanato representado em um jogo de xadrez de madeira mostra a habilidade dos artesãos locais. Peças em cerâmica, bonecos típicos, sacolas e produtos coloridos característicos do Peru também estão à disposição para avaliação do público.

Em memória a JK

No stand de Minas Gerais, a atração são os tapetes de arraiolo da cidade de Diamantina. A tapeçaria de origem da Península Ibérica e que chegou ao Brasil pelos portugueses tem pelo menos 800 anos de história e integra a cultura dos mineiros. Os tapetes comercializados no Iguatemi são dos artesãos que fabricaram o tapete que decora o salão nobre do Memorial JK, em Brasília, uma homenagem dos conterrâneos ao fundador da cidade, o presidente Juscelino Kubitschek.

Mais do Brasil

Produtos brasileiros do Amazonas, Bahia, Goiás e Rio Grande do Sul completam a lista de expositores da Feira dos Países no Iguatemi. No stand do Amazonas, o visitante tem contato muito próximo com a cultura da região Norte do país. A fitoterapia desse Estado, que tem influência indígena, atrai o público que busca por terapias alternativas e do Rio Grande do Sul, os vinhos e uma variedade de queijos e suco de uva são uma boa opção para aguçar o paladar.

 

Serviço

O que: Feira dos Países

Quando: até 30 de abril – De segunda a sábado das 10 às 22h – domingos e feriados das 13 às 21h.

Local: Shopping Iguatemi – Setor de Habitações Individuais Norte CA 4 – Lago Norte, Brasília.

eldogomes.com.br

Jornalista especializado em novas mídias. Colunista de Turismo e Entretenimento. 👀 / corre pro Instagram @EldoGomes

https://www.youtube.com/watch?v=5miWhuUXvOM&t=49s