Conheça as principais características do WooCommerce

Ao se aventurar no promissor mundo do e-commerce é bom ir preparado e contar com os melhores recursos voltados para esse tipo de projeto. E não dá para dar os primeiros passos em seu e-commerce sem pensar em registrar um domínio.

Assim como uma loja física precisa de um endereço, a sua loja na internet também. E esse endereço é o seu domínio. É por meio dele que os seus clientes terão acesso a ela.

Dica para registra o seu: https://www.weblink.com.br/dominios

Além disso, contar com um domínio devidamente registrado traz mais credibilidade para o seu e-commerce. E credibilidade em uma loja virtual é uma peça fundamental para o êxito desse tipo de projeto.

A plataforma adequada também faz parte das engrenagens que podem tornar uma loja virtual um negócio bem sucedido. E quando o assunto é plataforma, a primeira da lista é o WordPress.

O WordPress possui todos os predicados que o tornam a “plataforma do coração”, tanto de usuários novatos quanto dos mais experientes. Ele é intuitivo, bem como conta com uma ampla oferta de templates e plugins.

E quando o assunto são plugins e lojas virtuais, é aí que entra em cena o WooCommerce, uma ótima ferramenta que é o braço direito de quem tem um e-commerce no WordPress.

Conheça o WooCommerce

Da imensa quantidade de plugins que o WordPress pode oferecer para os usuários, um deles é perfeito para aqueles que estão a investir em uma loja virtual. Ele é o WooCommerce.

Trata-se de um plugin desenvolvido pela WooThemes no ano de 2011. O WooCommerce é compatível com lojas online de todos os portes por ser intuitivo e oferecer uma variedade de recursos.

Quer um plugin que possibilite você a gerenciar os produtos oferecidos? O WooCommerce está aí para isso. Quer gerenciar também formas de pagamento para facilitar o cliente? Utilize o WooCommerce.

Essas e outras funcionalidades fazem parte desse plugin que cada vez mais ganha mais adeptos quando o foco é administrar uma loja virtual.

O WooCommerce conta com versões gratuitas e também pagas. Nem precisamos dizer que a versão paga conta com mais recursos e vantagens, não é mesmo?

Além disso, para usar o plugin é importante ter à disposição uma boa hospedagem de site, capaz de auxiliar o seu negócio oferecendo um ótimo desempenho e suporte técnico para a sua loja virtual.

Os recursos do WooCommerce

Não importa o foco da sua loja virtual, o WooCommerce tem condições de vender qualquer tipo de produto. Sendo assim, desde ingressos, produtos físicos, digitais, de afiliados e até produtos restritos a membros de um grupo.

Também é importante salientar que ao criar um blog ou um site, além da plataforma e da hospedagem, como já citamos, é necessário também contar com um bom template. Sendo assim, no caso de uma loja virtual em WordPress, há uma ampla variedade de templates para WooCommerce.

Há templates pagos e há também os gratuitos. E falando em gratuito, o template Storefront foi concebido especialmente para o WooCommerce. Ele é de fácil instalação, leve e seguro.

Mas não é só de visual que se vive essa plataforma. Confira a seguir alguns dos outros recursos do WooCommerce que irão turbinar a sua loja virtual.

Opções de entrega e logística

O WooCommerce é integrado com várias empresas destinadas a entrega de produtos. Inclusive, no caso do Brasil, há uma extensão do WooCommerce voltado para os Correios.

Ainda em relação à entrega dos produtos vendidos, essa plataforma possibilita alguns recursos vantajosos, tais como a restrição de áreas de entrega por país, elaboração de mais de uma área e cálculo de frete para diferentes opções de entrega.

Vale destacar que o WooCommerce também tem a vantagem de proporcionar múltiplos métodos de entrega, como, por exemplo, entrega gratuita, com taxa única, buscar na loja e outras opções.

Suporta vários tipos de lojas

Pequeno, médio ou de grande porte, seja qual for o tamanho do seu e-commerce, essa plataforma vai poder trazer várias vantagens especialmente em relação aos produtos.

Algumas dessas vantagens é o gerenciamento de inventário, em que você administra o estoque, oculta itens e também recebe notificações por e-mail.

É possível também inserir variáveis de produtos, estipulando e controlando preços. A plataforma também permite adicionar produtos à loja selecionando o tamanho de imagens para catálogo.

É claro que o bom funcionamento da sua loja virtual também vai depender de uma hospedagem de sites de qualidade.

E já que estamos falando em WooCommerce e WordPress, a hospedagem WordPress é a melhor opção. Ela conta com todos os benefícios necessários para melhorar ainda mais a performance do seu e-commerce.

Possui otimização para SEO

SEO é uma sigla sagrada para que qualquer projeto web se destaque. No caso do WooCommerce, ele já vem adequado para ser otimizado aos mecanismos de busca.

Para isso, só é necessário aplicar corretamente aquelas tão conhecidas práticas de SEO para que o seu e-commerce seja visto pelo Google.

Além disso, o WooCommerce oferece para você vários relatórios de análise, permitindo que você tenha uma ampla noção do tráfego, produtos mais pedidos e relatórios de vendas brutas e líquidas.

Conclusão

Além de contar com o WordPress, de ter um nome de domínio, a sua loja virtual também necessita de benefícios que garantam a ela segurança e uma boa performance.

Portanto, adotar o WooCommerce não se trata apenas de um mero recurso, mas sim, de uma ferramenta que vai trazer grandes possibilidades para o seu e-commerce.   

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,